Da Redação (com informações da assessoria)
A 2ª edição do ‘Mutirão Programa Saúde na Escola -PSE’ de 2019 segue com as atividades na Escola de Ensino Básico (EMEB) Professora Francisca Figueiredo de Arruda Martins, até sábado (29).
Nesta sexta-feira (28), cerca de 420 alunos da unidade educacional, que está situada no bairro Jardim Eudorado, continuam recendo atendimentos que vão desde orientações à saúde bucal e nutricional, triagem, avaliação da acuidade visual, verificação da situação vacinal, avaliação de crescimento e desenvolvimento, aferição de pressão arterial a aplicação de verminose.
Também estão sendo ofertadas palestras sobre combate à violência, combate ao mosquito Aedes aegypti, alimentação saudável, higiene bucal e escovação assistida, onde alunos do curso de odontologia deram orientações sobre como escovar os dentes de maneira correta usando o “escovódromo”. Além disso, as crianças estão participando de apresentações teatrais que visam alertar de forma lúdica sobre a temática abuso sexual.
O Responsável Técnico pelo Programa Saúde na Escola, Marcio Frederico Macedo de Arruda explica que o PSE é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Saúde e Educação de Cuiabá que tem como meta atender alunos de unidades educacionais, entre creches, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil em ações em Saúde que possam melhorar o rendimento escolar das crianças. “O objetivo é levar atendimentos em Saúde que possam melhorar a qualidade e o rendimento escolar da criança em sua particularidade. Dessa forma, todas as ações são articuladas entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação observando as especificidades e necessidades de cada unidade escolar”, ressaltou.
Após intensificação do programa, a gestão Emanuel Pinheiro já realizou a ação em 57 unidades de ensino de Cuiabá, sendo 4 escolas estaduais. Para o secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, o Programa vem ao encontro do desejo do prefeito Emanuel Pinheiro, que é reforçar a Atenção Básica.
“Este trabalho voltado para a prevenção às doenças é desenvolvido justamente para que as crianças não adoeçam e não precisem ir para as unidades de média e alta complexidade. A ideia é trabalhar para que elas tenham saúde adequada, até porque ajuda também no desenvolvimento cognitivo das crianças. O retorno obtido com esse tipo de ação vem rápido e é bastante gratificante ver os resultados positivos destas ações”, concluiu Pôssas.
SERVIÇO
Pauta: 2ª Edição 2019 do Mutirão Programa Saúde na Escola
Data: De quarta a sábado, (26 a 29/03), das 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: EMEB – Prof. Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Rua: 01 s/n – Jardim Eldorado,