Redação (com informações da assessoria)
Bem-vindos ao mundo mágico do Natal! A partir desta sexta-feira (06.12), a Arena Pantanal se transforma na “Arena Encantada”, um espetacular parque natalino aberto à visitação todos os dias, sempre das 18h às 23h. A entrada é um quilo de alimento não perecível por família e os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida e panetone.
Com instalações interativas, o circuito de atrações conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da arena, ainda, o público poderá desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.
Uma das atrações mais aguardadas, no entanto, é a entrega de presentes, na chegada do Papai Noel. O bom velhinho chegará à “Arena Encantada” no dia 17 de dezembro para entregar brinquedos a milhares de crianças carentes, selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
“A partir do dia 6, Cuiabá irá se transformar na capital do Natal mato-grossense. Será o maior natal que o Estado já viu e uma atração turística para a população. Pensamos com muito carinho em oferecer a população um espaço interativo e que traga o espírito de solidariedade. O aspecto social é fundamental, pois famílias serão beneficiadas com os alimentos que serão arrecadados”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Sensível às causas sociais, toda a ação está sendo coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, que fez questão de escolher pessoalmente os brinquedos a serem entregues na noite da chegada do Papai Noel, assim como acompanhou desde o início o projeto, a cenografia e as atrações.
“O Natal é uma época de paz, de amor, de solidariedade. É um momento em que todos esperam para celebrar com suas famílias e, nós do Governo de Mato Grosso, estamos pensando em tudo com muito carinho, com muita dedicação para a época mais linda do ano. Queremos que as famílias mato-grossenses tenham a mais linda e mágica experiência e que possam se orgulhar de falar que aqui também temos um projeto de Natal que não deixa nada a desejar aos dos grandes centros”, enfatizou a primeira-dama.
Além das atrações natalinas, a “Arena Encantada” terá ainda a arrecadação de alimentos, que serão entregues a instituições filantrópicas dedicados a atender famílias em situação de vulnerabilidade social como os clubes de serviços Lions e Rotary, Maçonaria e igrejas.
Com mais de 4mil m² de estrutura montada, a “Arena Encantada” se instala no entorno do campo da Arena Pantanal, no piso sintético das laterais, atrás das traves e nos túneis de acesso aos vestiários, de maneira a preservar o gramado da Arena Pantanal, que estará inacessível.
“Vamos entregar para toda a nossa população um espaço de lazer com lindos cenários natalinos, uma estrutura nunca antes montada em Mato Grosso. E nos próximos anos vamos interiorizar, promover em outros municípios”, afirma a primeira-dama.
A “Arena Encantada”, evento dedicado à magia das festas natalinas, com instalações interativas, cenários e ambientes que recriam a histórica da maior festa cristã, é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e apoio da iniciativa privada.
Arena Multiuso
Nos últimos anos, com a Copa do Mundo no Brasil e a construção de novos estádios em vários estados brasileiros, falou-se muito em “arena multiuso”. Mas afinal, o que isso significa?
“O conceito de Arena Multiuso é simples e necessário. É a utilização das arenas para outros eventos, para além da prática esportiva como espetáculos culturais, exposições, encontros e mutirões, a exemplo. A ‘Arena Encantada’ será um grande parque natalino, cheio de encantamento e dedicado ao lazer. A Arena Pantanal só faz sentido se servir como um colossal aparelho de cidadania, com função multiuso”, explica Jefferson Neves, secretário-adjunto de Esporte.
Além dos eventos dedicados ao esporte como os jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, futebol femininos, futebol americano e outras atividades esportivas, como a Academia Arena (dedicada a servidores e familiares), a Arena Pantanal abrigou diversos ações para além do esporte, este ano.
Em 2019, a Arena Pantanal foi palco do Encontro Nacional de Educação Matemática (4mil pessoas), Mutirão de Conciliação da Prefeitura (que atendeu 20 mil pessoas), 53 palestras no auditório (2.665 pessoas), além de 12 eventos culturais na área externa. Agora, com o fim da série B do Campeonato Brasileiro, se prepara para o evento “Arena Encantada”.
Não podemos esquecer que a Arena Pantanal também abriga a Escola Estadual Governador José Fragelli, que atende estudantes do ensino fundamental e médio. E no Ginásio Professor Aecim Tocantins, que faz parte do complexo Arena Pantanal, ocorrem treinamentos diários de basquete adaptado, handebol, basquete, futsal e a Escola Arena. Lá, no auditório, este ano, foram 26 encontros. Na quadra, outros 22 eventos e no alojamento, seis acomodações atendidas.
“Estamos muito felizes com os resultados alcançados na Arena Pantanal, este ano. Os eventos esportivos são essenciais para o exercício da cidadania, porém, trata-se de uma edificação muito cara para que seja um aparelho exclusivo do esporte. Estamos, diariamente, repensando a Arena Pantanal para que ela seja um equipamento dedicado sim ao esporte, mas também a cultura, a educação, ao lazer e a cidadania”, afirma Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
Serviço
Natal na “Arena Encantada”
Onde: Arena Pantanal
Quando: De 06 de dezembro a 05 de janeiro, sempre das 18h às 23h
Entrada: Um quilo de alimento não perecível por família (arroz, feijão, açúcar, café, macarrão e óleo).
A Arena Pantanal é uma arena multiuso localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.
Foto por: Christiano Antonucci