A gastronomia cuiabana carrega consigo histórias e tradições que deram início a há mais de cinco décadas. Por questões de sobrevivência surgiram as receitas que hoje fazem parte da culinária cuiabana.
A chef de cozinha Pollyana Oliveira conta que as receitas de Maria Izabel (carne seca com arroz) e galinhada (galinha com arroz) surgiram durante a Guerra do Paraguai, entre as décadas de 60 e 70.
“As famílias dessa época não tinham condições de adquirir produtos e alimentos de fora e, foi então, que começaram a consumir somente o que era plantado na região”, contou.
O arroz era produzido às margens do Rio Cuiabá e era comum as famílias criarem gado e galinhas. Diante das dificuldades em razão da guerra, os moradores aproveitaram os ingredientes que tinham com fartura e criaram os pratos típicos da região.
Para a chef Pollyana, a gastronomia cuiabana possui histórias e precisa ser preservada.
“A história de um povo também é contada pela sua culinária, a comida está presente em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Isso precisa ser passado de geração para geração”, disse.
E para não perder o costume, a chef ensina a preparar a Maria Izabel e a galinhada:
Maria Izabel
Ingredientes:
- 1/2 de arroz escolhido e lavado
- ½ kg de carne seca em cubinhos e dessalgada
- 2 dentes de alho
- 1 cebola média picadinha
- Óleo e água o suficiente
- Salsa e cebolinha picada
Modo de preparo:
Em uma panela de ferro, frite a cebola no óleo até dourar. Depois junte o alho e a carne e deixe fritar. Em seguida, coloque o arroz e refogue por 10 minutos mexendo sempre. Coloque a água fervente até cobrir o arroz, se precisar coloque sal. Deixe cozinhar até o arroz ficar “al dente”. Salpique com salsa e cebolinha e sirva com feijão empamonado e farofa de banana.
Galinhada
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 kg de frango cortado em pedaço
- 4 cubos de caldo de galinha
- 1 colher (sopa) de açafrão
- 1 1/2 xícara (chá) de arroz
- 1 pimentão vermelho médio picado
- 1 pimentão verde médio picado
- 1 lata de milho verde
- 2 colheres (sopa) de cheiro verde picada
Modo de preparo:
Em uma panela aquecida, coloque o óleo em fogo médio e doure o frango, em seguida, dissolva os cubos de caldo de galinha caipira e dois litros de água fervente.
Despeje na panela, junte o açafrão e cozinhe por cerca de 20 minutos. Adicione o arroz, o pimentão e o milho cozido no vapor, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o arroz estar cozido e ter absolvido todo o líquido.
Junte o cheiro verde, misture bem e sirva em seguida.
Pollyana também ensina a fazer uma sobremesa típica da baixada cuiabana. Ela explica que originalmente, o doce é feito de pau de mamoeiro ralado com rapadura cera, mas que para facilitar, ela ensina a fazer o doce com mamão verde.
*Reportagem Rafael Medeiros