Na estreia da Acricorte 2022, o professor José Vasconcelos palestrou sobre a importância inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no aumento da qualidade dos bezerros produzidos
Por Iasmim Sousa, da redação
José Vasconcelos, também conhecido como Zequinha, é médico veterinário, mestre em produção animal pela UFMG, doutor e professor pela UNESP. Ao longo de sua experiência profissional passou pelo Dairy Science Departament da University of Wisconsin, USA e é especialista nos protocolos de inseminação artificial em tempo fixo em gado de leite e de corte.
Na abertura da Acricorte 2022 nesta quinta (12/05), Zequinha trouxe importantes ensinamentos sobre a técnica IATF para os produtores ali presentes. Durante a palestra, o professor explicou como a relação entre diversos fatores é responsável pelo sucesso na produção de bezerros. Alguns dos aspectos ressaltados foram a genética da vaca, seu temperamento, o protocolo, doenças e reprodução. Além disso, ele destacou que a qualidade do sêmen, a forma como é manejado, a temperatura adequada, o ato de depositar no local correto e a calma do inseminador são elementos cruciais para alcançar o resultado desejado.
Uma dica dada pelo palestrante foi a importância de se investir corretamente em tecnologias para aumentar as possibilidades de retorno positivo na qualidade da carne e que consequentemente resultará em maiores ganhos no futuro. Para rebater as críticas quanto aos gastos financeiros cada vez maiores na produção, o professor lançou a questão: “Onde eu quero estar daqui 10 anos como produtor de carne de qualidade?” . Com isso, José incentiva um olhar menos imediatista para a produção.
Foto por: Jefferson Eduardo.