Da Redação (com informações da assessoria)
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar (BPMTran), realizou, nesta terça-feira (08.08), uma ação educativa em comemoração ao Dia Internacional do Pedestre.
A ação integrada foi realizada na região da praça Ipiranga, em Cuiabá. Diversas pessoas que transitavam pelo local foram abordadas pelos servidores do Detran, agentes da Semob e do Batalhão de Trânsito que distribuíram materiais educativos e passaram orientações sobre as maneiras seguras do pedestre se comportar no trânsito.
A gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Pölzl, disse que um dos objetivos da ação é orientar aos pedestres para que utilizem as faixas de trânsito e aos condutores, que respeitem a faixa.
Jedson, um dos pedestres abordados, disse estar feliz com a ação. “Mostra a preocupação do poder público com a segurança e o bem-estar do pedestre, alertando sobre a importância em sempre atravessar na faixa”, comentou.
A supervisora da Educação no Trânsito da Semob, Luciana Melo, disse que a ação também reforça a conscientização do condutor que, em algum momento, também pode ser pedestre. “Na ação conscientizamos para que tanto condutor quanto pedestre se coloque um no lugar do outro e percebam a importância de usar e respeitar as faixas de travessia”, falou.
O sub-tenente PM, Joanilson Batista, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, também reforçou a importância da ação integrada, principalmente em relação a atenção dos pedestres e condutores quanto à segurança, para que evitem possíveis acidentes de trânsito.
Para complementar as orientações, os pedestres também receberam um informativo de bolso contendo dicas de como transitar com maior segurança.
Comemoração
O Dia Internacional do Pedestre, comemorado em 8 de agosto, é uma oportunidade para lembrar que o risco de acidente que também existe para todas as pessoas que andam diariamente pelas ruas.
O Capítulo III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz as Normas Gerais de Circulação e Conduta, que definem comportamentos corretos dos usuários das vias terrestres. Apesar de serem procedimentos básicos, os erros e desrespeito a essas regras são responsáveis por grande parte das infrações e acidentes de trânsito.
Foto por: Mayke Toscano