Abertas inscrições para workshop sobre Autismo e Inclusão Escola

0
131
Ilustração
Da redação (com informações da assessoria)
O Autismo e a Inclusão Escolar é o tema do Workshop que será realizado no dia 3 de maio (sexta-feira) no Auditório Gervásio Leite do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), das 13h às 19h. As inscrições já estão abertas, devendo ser realizadas em link próprio (acesse AQUI). Podem participar magistrados e servidores do Poder Judiciário, profissionais da área da saúde, estudantes e sociedade em geral.
O evento tem como objetivo abordar o Transtorno do Espectro Autista, discutir a importância da inclusão escolar e ainda apresentar casos de sucesso escolar. Na ocasião, será realizada uma roda de conversa sobre a ‘Inclusão Escolar’ com o professor-doutor e neuropsicopedagogo, Kilwuangy Kya Kapitango-a-Samba, e com o deputado estadual Wilson Santos.
Em seguida serão realizadas apresentações de projetos com o tema ‘Boas práticas em inclusão escolar com pessoas com Transtorno do Espectro Autista’ e, por fim, será apresentada a palestra ‘Inclusão Escolar da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista’, com a fonoaudióloga e palestrante Adriana Fernandes. Ainda durante a evento, haverá apresentação do hino do autista, interpretado pela servidora do TJMT, Elaine Zorgetti. Também haverá a apresentação teatral ‘Sou o que sou’, encenada pelo grupo teatral do Poder Judiciário de Mato Grosso.
TEA – O diagnóstico de autismo se dá pela observação comportamental das crianças, pois ainda não existe nenhum exame físico que possa detectar a síndrome. O Autismo é entre 2 a 4 vezes mais comum em meninos do que meninas, e a ONU estima que cerca de 1% da população mundial seja autista, ou seja, cerca de 70 milhões de pessoas.
Os autistas são considerados deficientes nas leis brasileiras e contam com a proteção do Tratado Internacional das Pessoas com Deficiência, que tem status de emenda constitucional e também da Lei Brasileira de Inclusão. O Direito Brasileiro utiliza do CID10 e do CIF para a classificação das deficiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui