Por João Pedro Marques
Outrora, chácaras, sítios e até fazendas, carrões nem se fala, viagens, gastanças, ostentações, mudanças radicais de visual, tudo que se podia alcançar na vaidade era bancada de forma indireta pela comunicação estatal (Secom-MT, ALMT, e outras) do universo público, que proporcionou a muitos de seus dirigentes do passado, com exceções é claro, transformando em fonte de renda, a exploração da comunicação e dos empresários que atendiam as gestões públicas da área às épocas.
Fim de ano, 70 anos de vida muito bem vividos, mais de 45 anos vividos na comunicação e no Direito em Mato Grosso, governos que se foram, que vieram, e uma constatação que muito me faz refletir, lembrar de histórias e comparar com os dias atuais: Como as coisas mudaram nessa gestão Mauro Mendes.
Daquelas situações de quando prestávamos o serviço para o Estado, investíamos, virávamos noites, distribuíamos materiais nas madrugadas e fazíamos o jornalismo e a publicidade reverberar a voz do Governo, e depois meses a fio para receber, um desrespeito escancarado, uma afronta enfiada goela abaixo, um modelo de gestão e condutas que eram condenáveis e prejudiciais ao mercado e ao erário. Vivemos hoje outra realidade.
Foram raras as vezes que para ser pago pelo meu trabalho, vez ou outra, fui explorado e colocado em paredes, só recebendo após fazer algum tipo de concessão. O desespero e os compromissos com centenas de funcionários, não nos permitia brigar. Ou era assim ou não recebia. Aceitar ou aceitar!
Sou testemunha ocular e profissional dos avanços da comunicação, do jornalismo, da publicidade e do direito em Mato Grosso, confesso que da forma como a imprensa, a propaganda e seus seguimentos foram tratados neste atual Governo ainda não tinha vivenciado.
O profissionalismo foi implantado com a firmeza que Mauro Carvalho condicionou em sua chegada, onde tinha sob seu comando a pasta, e isso também ocorreu com Eduardo Botelho na Assembleia Legislativa, em ambas, a austeridade aplicada, a mídia obedecendo a critérios rígidos de penetração e eficiência e os veículos vivendo um horizonte de seriedade, compromisso e, agora, com segurança, mais investimentos valerão a pena!
A mão firme do governador Mauro Mendes e do secretário Carvalho em específico na comunicação, e do deputado Botelho na ALMT, que com a secretária Rosimeire Reis Fielfilli, na condução da máquina, transformaram a gestão da comunicação social também lá na casa do povo.
Fazendo coro e voz com a atual secretária Laice Sousa, que é a grande e boa surpresa do setor e que foi a agente condutora de mudanças e melhorias que elevaram a SECOM-MT a outro patamar, transformaram as pastas em modelos extremamente profissionais e com isso, trazendo grandes resultados.
Pena que isso não se pode afirmar de outras instituições públicas, que infelizmente ainda insistem em manter as velhas e abusivas práticas; ou seja, mantém o mesmo modus operandi de passados nada republicanos, onde contratam, não pagam, enrolam, empurram e se utilizam do mesmo descaso com o jornalismo e a publicidade em tempos passados.
Com o Estado em ordem, a segurança de prestar os serviços e sermos remunerados de forma justa, as perspectivas regionais, e porque não nacionais, acredito em bonanças pós-tempestades tanto em Mato Grosso quanto no cenário brasileiro, a hora é de acreditar e investir.
O grupo RDM projeta grandes investimentos e novidades a partir de 23 de fevereiro: Jornalismo, pesquisa, entretenimento e interiorização na prestação de serviços qualificados para as comunidades do nosso pujante interior de nosso Mato Grosso, os quais já estão sendo finalizados e alguns já iniciados, para entrar 100% no ar, até meados do próximo ano de 2023.
As ações são inovadoras e a multiplicação de acessos, ouvintes, leitores e telespectadores e a busca de um grupo de colaboradores primorosos, que tem, mesmo operando em outras praças, um enorme e barulhento orgulho desse nosso Mato Grosso.
Ao governador Mauro Mendes, sua guerreira esposa e nossa primeira-dama Virgínia Mendes, nbm como a sua equipe governamental, colhem os frutos também da comunicação implementada pela SECOM-MT. Com isso, inserindo e sendo proativo nos compromissos com o Estado, com os seus 70% de aprovação nas urnas, ao deputado Eduardo Botelho, e aos demais membros da mesa diretora; a secretária Rosimeire titular da pasta na ALMT, ao senador-suplente e ora secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e a jornalista Laice Sousa, que na nobre função de titular da SECOM-MT tem sido uma alavancadora da comunicação séria, competente e de ótimos resultados desta gestão.
O nosso muito obrigado em nome de todos os profissionais que atuam nas nossas empresas e deste escriba que humildemente também participa e testemunha há mais de 45 anos com o progresso, crescimento e desenvolvimento de MT.
Feliz Natal, um abençoado e próspero Novo Ano para todos os profissionais da comunicação de Mato Grosso, Estado Solução, como eternizou esse slogan o grande homem público e excelente bom caráter, o nosso saudoso amigo dos amigos, o ex-governador Garcia Neto.
* João Pedro Marques, jornalista e advogado militante, fundador da primeira agência de publicidade em Mato Grosso, a JPM Associados, em 1979. Hoje apenas CEO do grupo RDM.