A missão de Primeira-Dama

0
255

Pode ser que em outros momentos o papel da primeira-dama no governo de Mato Grosso não tenha sido cumprido exatamente como mandam hoje os novos tempos. Pode ser, também, que esse papel tenha sido cativado só pela mídia elogiosa e fútil do chamado “jet set” social.

Na verdade, esse é um papel de muito equilíbrio dentro da gestão do governo estadual. Ainda mais se traz junto a experiência da vivência empresarial. A política enxerga a gestão como um conjunto que envolve o desenvolvimento, a gestão dos meios administrativos, mas não alcança a capilarização da temática social. Ainda que existam programas sociais dentro da gestão, há o lado do olhar humano. Talvez aqui esteja o grande papel da primeira-dama: enxergar dentro de uma certa informalidade as necessidades que requerem a humanidade do olhar materno.

A primeira-dama Virgínia Mendes percebeu essa vertente humana e maternal que escapa às metas técnicas de gestão. Sem interferir, e trabalhando paralelamente como uma força auxiliar, tem cumprido a missão de primeira-dama. Com um staff pessoal vibrando na mesma frequência social, ela tem permeado grandes problemas sociais de carentes que, por vezes, não são atingidos dentro das suas necessidades imediatas. O andamento da economia brasileira e novas necessidades sociais e humanas estão infernizando todas as gestões, porque são necessidades novas até então desconhecidas no Estado de Mato Grosso e no país.

Cito algumas ações da primeira-dama Virgínia Mendes:

– O Programa SER, com várias ramificações.

* Carteira para autistas. Uma iniciativa de alcance inimaginável.

*inclusão social de indígenas, homoafetivos e segmentos antes relegados. São projetos de ações muito efetivas e abertas.

*Delegacia e assistência a mulheres vítimas de violência doméstica que fez a 1a.Dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e a Ministra Damares, reconhecerem como um exemplo nacional e uma referência de grande valor.

* A força tarefa da Unafe, núcleo de seu comando pessoal que une as pontas de uma enorme rede, traz informações, coordena projetos e estão em atividade presencial e discreta em todos os flancos que desenvolvem alguma atividade social. É um filtro que funciona sob o comando de Virgínia Mendes com grande volume de atendimentos. É a mão profissional e organizada da primeira-dama, participando do setor público.

Tem ainda a distribuição de cestas, cobertores e alimentação a várias categorias sofridas e abandonadas na pandemia, amenizando sofrimentos e trazendo esperanças.

Suas redes sociais mostram de forma clara sua conduta pessoal baseada na fé, na família e no incondicional amor ao marido Mauro Mendes e aos filhos. Os resultados dessa ação social humana fazem grande diferença aos olhos da sociedade mato-grossense. Principalmente a mais necessitada. O papel moderno da primeira-dama é antes de tudo, o olhar maternal de quem conhece as várias faces da vida.

JPM-João Pedro Marques é advogado e jornalista em Brasília e Mato Grosso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui