Em Mato Grosso, 56 das 141 prefeituras decidiram reduzir o quadro de funcionários contratados para reduzir as despesas do Executivo, ou seja, demitir servidores. O dado consta na pesquisa “O pagamento do 13º Salário pelos Municípios brasileiros em 2019”, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios.
Segundo a pesquisa, 110 municípios implantaram medidas para redução de despesas de custeio, como água e energia elétrica, por exemplo. A alteração do horário de expediente foi medida tomada por 42 prefeitos mato-grossenses.
Entre as ações para se adequar à crise estão a desativação de veículos, realizada em 46 cidades, o desligamento de equipamentos, estratégia de 33 prefeituras, e a suspensão de alguns serviços temporariamente, medida emergencial para 10 municípios.
No estudo, 12 municípios ainda afirmaram terem reduzido salários de prefeitos e vereadores para fechar o ano no azul, porém, nem todos conseguirão pagar todos os débitos.
Para 2020, 55 prefeituras já calculam que irão deixar dívidas sem pagar e outros 47 municípios ainda dependem de receitas extras para fazer o balanço financeiro.
Fonte: Midia News