O cuidado é necessário para evitar contaminação dos pacientes; a inspeção é preventiva e interventiva e é realizada duas vezes por dia.
Na véspera de começar as cirurgias na Caravana da Transformação em Sinop, no dia 22, técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) inspecionaram os quatro centros cirúrgicos. Foram checados 12 itens entre instrumentos e paramentos usados nas cirurgias oftalmológicas pela equipe médica.
O cuidado é necessário para evitar contaminação dos pacientes; a inspeção é preventiva e interventiva e é realizada duas vezes por dia.
De acordo com a técnica da Vigilância Sanitária e enfermeira da SES/MT Teresa Cristina, são inspecionados itens como o uso e a troca de luvas, os testes da autoclave, que é o equipamento de esterilização do material cirúrgico, a limpeza, o uso de produtos com registro e as paramentas da equipe médica. O almoxarifado, onde ficam os medicamentos e o material hospitalar, foi inspecionado e também verificada a quantidade do estoque.
A Vigilância Sanitária tem o olhar voltado também para a humanização do atendimento dentro do centro cirúrgico. “Observamos a humanização do atendimento aos pacientes durante a cirurgia para que esse momento transcorra com tranquilidade e segurança, afinal o sentimento de confiança por parte do paciente na equipe médica que vai operá-lo é fundamental”, ressaltou Teresa Cristina, enfermeira e técnica da Vigilância Sanitária da SES/MT.
O trabalho de controle de infecção é realizado também no local escolhido para o atendimento pós-cirúrgico. Nesta quarta-feira (23.05), técnicos da Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica do Estado e do município de Sinop vão inspecionar o ginásio de esportes coberto da APAE, cedido em apoio à Caravana da Transformação, informou Teresa Cristina.
A recompensa em um sorriso
A alegria ao sair do centro cirúrgico enxergando, depois de sete anos com catarata no olho esquerdo, não tem preço para quem recebe o serviço público de saúde e para a equipe que trabalha na Caravana da Transformação.
O sorriso de quem voltou a enxergar foi flagrado no aposentado Antônio Luiz Oliveira, 69 anos, saia da sala de cirurgia, amparado pelos auxiliares e voluntários. Morador do município de Sorriso, o aposentado recebe auxilio doença. Há um ano ele foi regulado pelo SUS municipal para fazer a cirurgia e nesta quarta-feira, dia 23, depois de cerca de cinco minutos de operação, recuperou a visão e a alegria de viver com mais dignidade.
Como em uma explosão de alegria, o aposentado João Batista Gomes, deixou o centro cirúrgico agradecendo a Deus e a toda a equipe que o atendeu na caravana. “Me trataram como gente e estou me sentindo feliz”, disse o morador de Sorriso, que há três anos enxergava em apenas um olho.