Vacinação contra Influenza é ampliada para toda a população cuiabana nesta terça-feira (28)

0
33

“Vacina é um ato de amor, precisamos nos proteger, precisamos proteger nossas crianças”, conscientiza vereador ao destacar que a pandemia continua e que o complemento da caderneta é de fundamental importância para proteger contra outras doenças.

Assessoria de Imprensa

A partir de hoje, 27, todos os cuiabanos com idade acima de seis meses já podem se vacinar contra a gripe (Influenza). A autorização foi dada pelo Ministério da Saúde no último sábado (25) e a Secretaria Municipal de Saúde já está reabastecendo todas as unidades básicas com o imunizante.

O médico, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Capital, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) reforça que a vacina deste ano já traz proteção contra o surto de influenza que circulou no ano passado.

“Vacina é um ato de amor, precisamos nos proteger, precisamos proteger nossas crianças”, conscientiza Luiz Fernando ao destacar que a pandemia continua e que o complemento da caderneta é de fundamental importância para proteger contra outras doenças.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, afirma que mesmo com a prorrogação da campanha contra Influenza até o último dia 24 de junho, a cobertura vacinal vinha sendo muito baixa.

“Nosso público alvo total da campanha é de cerca de 158 mil pessoas e conseguimos vacinar 31% desse grupo. A partir desta terça vamos liberar para toda a população e esperamos aumentar bastante a imunização contra a gripe”, diz Valéria.

Ainda de acordo com a coordenadora, dentro dos grupos prioritários, o que teve maior cobertura foi o dos idosos, com 36,8%, seguido por profissionais da saúde, com 29,3% e crianças, com 26,5%. Os demais grupos não chegaram a atingir 20% de cobertura vacinal. Par esta última campanha, o município recebeu pouco mais de 214 mil.

“Infelizmente acabamos perdendo várias doses pelo fato de abrirmos o frasco e não aparecer mais pessoas para serem imunizadas”, esclareceu Valéria.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Todas as unidades básicas de saúde aplicam a vacina contra a Influenza, com exceção daquelas onde é aplicada a vacina de Covid para crianças (UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I, UBS Parque Cuiabá, UBS Pedra 90 I e II e UBS da Guia). A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Não é preciso fazer intervalo caso a pessoa tenha se vacinado contra a Covid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui