Startup de Florianópolis testa uso de ozônio para eliminar coronavírus em ambientes

0
501

Teste realizado pela UFSC comprova eficiência de 99,99% na inativação do coronavírus e outros tipos de vírus em locais fechados

São Paulo, abril de 2020 – No meio da pandemia, pessoas e empresas buscam soluções para ajudar a prevenir a proliferação do coronavírus, que vem causando um aumento a cada dia o número de infectados no mundo todo. Dentro desse cenário, a Wier , desenvolvedora de soluções tecnológicas com gerador de ozônio (O3), encontrou uma alternativa para auxiliar no combate à Covid-19 por meio do gás O3. A solução foi testada no laboratório da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e teve a eficácia comprovada para eliminar o vírus em ambientes fechados e com alto fluxo de pessoas.

Na avaliação realizada pela empresa, o ozônio foi eficiente em 99,9% das amostras dos dois tipos existentes de vírus: envelopados (HSV-1) e não envelopados (HAdV-2). Ou seja, que possuem ou não um envelope lipídico de proteção. O SARS-COV-2, conhecido como Novo Coronavírus, é envelopado (e com melhor resultado de inativação: 99,99%) e também se enquadra nos micro-organismos que podem ser inativados pela tecnologia.

“O ozônio pode eliminar micro-organismos em ambientes onde ele possa estar, como veículos, salas de espera, quartos de hotéis, leitos de hospitais, residências, entre outros locais similares. Nesse cenário, a solução ajuda a diminuir a propagação do vírus e na prevenção de novos casos da doença”, afirma Dr. Bruno Mena Cadorin, CEO da WIER.

Para chegar a essa conclusão, os testes virucidas foram feitos a 5, 30 e 60 centímetros do equipamento, em câmara fechada, entre 23 e 20°C, no tempo fixo de 60 minutos de exposição. A empresa explica que, por ser um gás, o O3 consegue se espalhar por todo o ambiente onde é aplicado e alcança lugares que uma limpeza convencional não consegue, proporcionando assim a sanitização do ambiente mais próxima ao ideal.

“A aplicação é simples e ocorre por meio de um equipamento chamado Gerador de Ozônio com tecnologia de plasma frio, o qual é compacto, de uso simples e intuitivo. Outro lado positivo é que a tecnologia é sustentável e ambientalmente correta”. Ademais, não se trata de ozonioterapia e uso de ozônio em pessoas, mas sim uso do ozônio em ambientes contaminados como um sanitizante poderoso, explica Cadorin.

A tecnologia baseada em utilização de ozônio se tornou uma das mais eficientes na descontaminação de compostos orgânicos nos últimos anos. Ela é aplicada para eliminar odores, micro-organismos, tratar águas poluídas, reduzir agrotóxicos de alimentos e até mesmo evitar perdas de produção agropecuária. A Wier entrou no negócio em 2011, visando utilizar a solução ecológica em vários setores: mercado residencial, automotivo, náutico, hoteleiro, além de grandes indústrias como a cervejeira, têxtil e agropecuária. Atualmente, a empresa exporta a tecnologia para mais de 20 países, e impacta aproximadamente 3,6 milhões de pessoas.

Como funciona
O ozônio (O3) é um gás natural formado a partir do oxigênio do ar (O2) e presente na estratosfera a fim de proteger a vida na terra contra a radiação UV do sol. De acordo com a empresa, o equipamento usa as tecnologias de Plasma Frio e Ozônio, produzindo o gás que é capaz de combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos presentes no ar, na água e em superfícies de maneira segura, ambientalmente correta e eficiente.

Sobre a WIER
Fundada em 2011 em Florianópolis – SC, o Vale do Silício Brasileiro, a WIER é uma empresa que utiliza as tecnologias de Plasma Frio e Ozônio para higienização e descontaminação de ambientes, tratamento de água para consumo, tratamento de efluentes líquidos e gasosos, sanitização nas indústrias de alimentos e envases, diminuição de perdas no mercado Agro, além de aplicações domésticas. Atualmente a WIER exporta suas soluções para mais de 20 países e segue firme com sua missão de impactar positivamente 3,6 milhões de pessoas e contribuir com o meio ambiente com o plantio de 70 mil árvores até 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui