Setor de serviços cresce 1,7% em março

0
53

Por João Pedro  Marques

O setor de serviços cresceu 1,7% em março na comparação com o mês anterior. Esse foi o 2º resultado mensal positivo seguido. O IBGE divulgou o dado nesta quinta. As projeções de economistas obtidas pelo Poder360 indicavam que o setor poderia ter uma queda de 1,5% a um crescimento de 3%. Segundo o IBGE, os serviços recuperaram a perda de janeiro de 2022, quando recuaram 1,8% e atingiram o maior patamar desde maio de 2015.

FINANÇAS 

Economia - OCDE aprova convite para Brasil começar a negociar entrada na entidade

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico convidou o governo brasileiro a aderir a 2 códigos de padronização das práticas de fluxo financeiro e serviços. O Banco Central fez o anúncio do convite nesta quinta Um dos documentos padroniza atos normativos sobre fluxo financeiro internacional, incluindo pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos e compras e vendas de moeda estrangeira. O outro código trata de prestação de serviços, como consultoria internacional, de advocacia, de arquitetura e outras. São eles: código de liberalização de movimentos de capital; código de liberalização de operações correntes intangíveis.

LUCROS ALTOS

O presidente Bolsonaro voltou a criticar a política de preços da Petrobras nessa quarta. Para o chefe do Executivo, a estatal deveria abaixar a margem de lucro de seus acionistas, “pensando no Brasil”. A fala foi feita no mesmo dia em que o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi exonerado. “A Petrobras está gordíssima, tá obesa! Seu conselho e seus diretores poderiam, sim, reduzir a margem de lucro. A margem de lucro deles é na casa de 30%, já as outras petroleiras estão no máximo em 15%. Petrobras, você é Brasil! Ou quem tá aí dentro não pensa no seu país? O povo tá sofrendo bastante com o preço do combustível”, disse o mandatário em entrevista.

MAIS LUCROS

Banco do Brasil faz mutirão de renegociação de dívidas em dezembro | InvestNews

O Banco do Brasil bateu recorde no lucro líquido ajustado registrado no primeiro trimestre de 2022, de R$ 6,6 bilhões. O valor representa crescimento anual de 34,6% e é 11,5% maior do que o resultado do trimestre anterior. Segundo o banco, o recorde é decorrente do “crescimento do crédito – com performance positiva em todos os segmentos –, do aumento da margem financeira bruta e do bom desempenho das receitas de prestação de serviços”. No trimestre mais recente, as receitas de prestação de serviços totalizaram R$ 7,5 bilhões. Isso significa aumento de 9,4% em relação ao último trimestre de 2021.

COVID-19

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais detectaram os primeiros casos de Covid-19 relacionados à linhagem BA.2.12.1 da variante Ômicron no Brasil. A linhagem é predominante nos Estados Unidos e tem características que favorecem a sua transmissão. A BA.2.12.1 foi identificada em Minas Gerais, depois que três pesquisadores da capital mineira voltaram infectados de um evento internacional realizado na última semana, no Rio de Janeiro.

PARALISAÇÃO

Calendário de restituições não muda com novo prazo do Imposto

A paralisação de auditores fiscais da Receita Federal, iniciada em 2021, agrava os impactos sobre as empresas de formas permanentes, diz a Confederação Nacional da Indústria. Segundo a entidade, 72% das companhias consultadas que importam ou exportam afirmam que a produção foi afetada. Segundo elas, a lentidão no desembaraço dos produtos, tanto na importação como na exportação, é o principal problema. De acordo com o levantamento, 21,2% das importadoras apontam a interrupção da produção. Em janeiro eram 7,8%.

MÍDIAS SOCIAIS 

O presidente Bolsonaro  disse, em entrevista que existe uma perseguição a ele por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal,  Alexandre de Moraes. O mandatário afirmou que o magistrado patrocina inquéritos sobre disparos em massa apenas para atingir o governo. “Têm inquéritos lá no Supremo, patrocinados pelo senhor Alexandre de Moraes. Ele vive me acusando de disparo em massa. Quem dispara em massa para mim são as pessoas pelo Brasil, chamadas ‘tias e tios do zap’. Essas pessoas que fazem esse trabalho”, disse Bolsonaro.

TECNOLOGIA

Google apresenta óculos inteligente que traduz conversas em tempo real - Época Negócios | Tecnologia

O Google anunciou que está desenvolvendo um óculos de realidade aumentada capaz de traduzir conversas simultaneamente. A novidade, ainda em fase de testes, foi apresentada para desenvolvedores durante a conferência Google I/O, que mostrou os principais lançamentos previstos pela bigtech para os próximos anos. A tecnologia foi apresentada durante um vídeo curto, com pouco menos de 2 minutos. Mostra 2 diálogos traduzidos do inglês –um para mandarim e o outro, para o espanhol. Utiliza ferramentas já exploradas pelo Google em outras funcionalidades, como o algoritmo do buscador, o Lens e, principalmente, o Tradutor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui