Servidores do Procon aprimoram conhecimento com “Treinamento em Técnicas de Mediação e Conciliação”

0
59
Foto po Davi Valle

Teve início nesta segunda-feira (14),  o “Treinamento em Técnicas de Mediação e Conciliação” ofertado aos servidores do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Cuiabá) pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. As atividades seguem até o dia 18 de fevereiro. O objetivo é o de abastecer os servidores com técnicas de facilitação da comunicação para auxiliar aos consumidores a encontrar resultados mais rápidos e efetivos, sem a necessidade de ajuizamento de ações judiciais.

“O curso será trabalhado de forma integrada, aliando a teoria à prática, onde durante as aulas, os servidores serão questionados e convidados a fazerem atividades práticas”, disse a coordenadora do Núcleo Permanente dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juíza Cristiane Padim da Silva durante a abertura das aulas.

As atividades estão sendo ministradas por técnicos do Núcleo Permanente dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça sobre as técnicas de conciliação a serem utilizadas nos procedimentos do Procon. Em razão do aumento de casos da Covid-19, as aulas estão ocorrendo de forma virtual através da plataforma MS-Teams. “Estamos muito satisfeitos e cheios de expectativas em relação aos resultados que serão obtidos com essa capacitação. Dessa forma, os servidores terão mais domínio e capacidade técnica para atendimento ao cidadão”, declarou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon Cuiabá, Genilto Nogueira.

Como início das atividades do curso que segue até esta sexta-feira (18), a coordenadora comentou que, uma das técnicas que serão desenvolvidas durante o encontro de qualificação profissional é, em meio a um caso, o servidor tem que esquecer o problema e apresentar a solução. “O que o contribuinte almeja é solucionar a questão. Por isso a importância dessa capacitação técnica para conhecimento dos caminhos corretos para solução dos conflitos”, pontuou Cristiane.

O curso de capacitação está previsto no Termo de Cooperação Técnica- TAC firmado entre o Procon Cuiabá e o Tribunal de Justiça no final do mês de setembro do ano passado, firmou parceria com o Tribunal de Justiça, em setembro de 2021, a fim de atender à política nacional das relações de consumo previstas nas leis 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e 14.181/2021, conhecida como Lei do Superendividamento.

“O termo tem como finalidade promover a homologação dos acordos extrajudiciais que forem firmados pelo Procon Municipal, a fim de obter maior efetividade à atuação do mesmo e agilizar os serviços jurisdicionais, bem como facilitar o acesso à Justiça do consumidor, agilizando dessa maneira os processos de negociação abertos no Procon”, finalizou Genilto.

Por Carolina Miranda, da Prefeitura de Cuiabá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui