O candidato a deputado federal Chico Daltro (PV) visitou, no último final de semana, a região Sudoeste, onde participou de eventos e reuniões em Campo Verde, Primavera do Leste e, neste município, na reserva indígena xavante de Sangradouro.
No último domingo (21), Chico Daltro participou de um Congresso de Mulheres Indígenas Xavante. O evento teve a participação de diversas lideranças indígenas dessa etnia. O intercâmbio debateu questões relacionadas a agricultura familiar desenvolvidas pelas mulheres.
Em seu pronunciamento, Chico Daltro reforçou o apoio em defesa das lutas dos povos indígenas. O candidato disse ainda que é necessário que se tenha um representante que defenda e seja a voz dos povos indígenas na Câmara Federal. “Precisamos ter mais vozes em defesa dos indígenas. Nós só ouvimos sobre a existência da bancada do Agro, bancada disso e daquilo. Temos que ter mais deputados e deputadas para compor a bancada indígena no Congresso Nacional. Esse é o meu compromisso com vocês”, apontou Daltro.
O candidato comentou que ao aprovar projetos ou quaisquer assuntos relacionados aos povos indígenas, é preciso, antes de tudo, consultar os representantes e debater sobre a viabilidade dos temas.
“Estando como deputado federal, minha principal proposta é de não votar nada no Congresso que possa atingir a comunidade indígena sem antes ouvir vocês”, concluiu. Além da visita na comunidade indígena, Chico se encontrou com amigos e apoiadores no município. O candidato esteve ainda em Campo Verde, onde visitou lideranças locais e participou de eventos na área rural.