Semob apresenta proposta de implantação de abrigo de ônibus para viabilizar transporte intermunicipal

0
150

Redação (com informações da assessoria)

 

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão (PSB), promoveu uma reunião entre parlamentares de Cuiabá e Várzea Grande, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) e o deputado federal Emanuelzinho (PTB), na manhã desta sexta-feira (23).
A pauta foi a apresentação da nova proposta de implantação de abrigo de ônibus para viabilizar a operação do transporte intermunicipal. Isto é, uma estação que atenda os usuários de transporte público entre as cidades Cuiabá e Várzea Grande.
A integração do transporte intermunicipal era feita na Praça Ipiranga, localizada no centro de Cuiabá. No entanto, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) transformou o ponto de ônibus existente no local em estação. O fato fez com que a integração do transporte intermunicipal fosse transferida um pouco mais para frente, no ponto de ônibus localizado nas imediações da loja Martinello.
De acordo com o vereador várzea-grandense Rogério França, essa alteração está causando transtorno para os munícipes da Cidade Industrial, uma vez que o local não comporta toda a demanda do transporte intermunicipal, especialmente nos horários de pico.
“Com a construção dessa nova estação climatizada, foi retirado os moradores de Várzea Grande dali e passado mais para frente, em um ponto de ônibus pequeno com calçada curta. Então, os nossos munícipes não podem usufruir da estação e não foram acomodados adequadamente, sendo que a integração do transporte entre as duas cidades na Praça Ipiranga era uma tradição de mais de 30 anos”, explicou o vereador Rogérinho Dakar.
Emanuelzinho afirma que o Executivo da Capital já está trabalhando em uma solução para este impasse e afirma que a mudança foi necessária devido a uma série de fatores.
“Por questões técnicas, inclusive por determinação da Ager, e até por conta da tarifa do transporte intermunicipal ser diferente e ali ser um sistema catracado, não foi permitido que os dois trabalhassem juntos. Então, queremos dar uma atenção e cuidado mais humanizado aos munícipes de Várzea Grande. O prefeito Emanuel Pinheiro já determinou que a realização de um estudo técnico para solução deste problema”, informou o parlamentar federal.
SOLUÇÃO – Durante a reunião, devido a apresentação de novas soluções, locais e modelos de abrigo de ônibus, o titular de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, estipulou um prazo de 15 dias para apresentar um novo projeto à comitiva.
Antenor destaca que, independentemente do modelo escolhido, o ponto oferecerá aos usuários segurança e conforto. “Nossa proposta é construir uma parada que apresente critérios de humanização semelhantes aos observados em outros locais, como a Estação Ipiranga, Maria Taquara e Shopping Pantanal. Ou seja, obras que contam com isolamento térmico e carregadores de celulares, por exemplo, trazendo mais dignidade ao usuário do transporte coletivo”, disse Antenor.
Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui