Seduc supera meta de alfabetização de adultos no Estado

0
219
Foto por: Assessoria Seduc MT
Inicialmente, a projeção era alfabetizar ao menos 2.000 adultos em 2019, mas o número extrapolou para 2.789 trabalhadores

Por Adilson Rosa |A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) executou 138% da meta de alfabetização de adultos por meio do Programa Muxirum da Alfabetização. Inicialmente, a projeção era alfabetizar ao menos 2.000 adultos em 2019, mas o total extrapolou para 2.789 trabalhadores. Os números fazem parte relatório de desempenho das Metas Físicas da área da Educação referente ao 2º semestre de 2019 apresentado nesta terça-feira (25.08), em videoconferência, pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemanschewsk, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O relatório é mostrado duas vezes por ano à Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentárias da ALMT.

Conforme Manoel Satiro da Silveira, responsável pelo Muxirum, o segredo de conseguir números expressivos é um trabalho de conscientização com os gestores municipais que abraçaram a causa e com isso, o resultado foi o melhor possível. Além disso, os professores e coordenadores trabalharam com afinco. Com alunos satisfeitos, mais adultos apareciam para estudar.

“É um trabalho em parceria com os municípios, que entram com a logística transportando os coordenadores até as turmas de alfabetização na zona rural”, destaca.

Em todos os 14 municípios participantes, o Muxirum registrou a matrícula de alunos além da meta inicial. Em Acorizal, a meta foi quase dobrada. Dos 250 adultos matriculados inicialmente, o curso terminou com 444 alunos alfabetizados. Com isso, a taxa de 10,5% de adultos analfabetos no município caiu para 1%.

Com mais alunos, o Muxirum teve que ampliar seus quadros de alfabetizadores e coordenadores, sem alteração do orçamento inicial. Em 2019, o Muxirum chegou a 14 municípios e para 2021, a meta é mais ousada: trabalhar num total de 20 localidades.  

 Créditos: Divulgação

Dona Duzinha

Entre os alunos alfabetizados está Duzinha dos Reis Rosa, de 104 anos, conhecida como Dona Duzinha, moradora da cidade de Araputanga (a 345 quilômetros a Oeste de Cuiabá). Ao final do curso, a aluna mais velha da rede estadual de ensino, juntava as letras, lia e escrevia o próprio nome e, principalmente, conseguia ler a bíblia, seu maior sonho.

Mais municípios

Projeto de alfabetização de adultos e idosos, cujo objetivo é reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso. O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais. A ação é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense.

Em 2019, além de Acorizal e Araputanga, o Muxirum atendeu os municípios de Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Jangada, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Poconé.

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui