A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) assinou, na tarde desta quinta-feira (12.04), um termo de cooperação com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização de programas de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural.
A parceria terá duração de dois anos e vai beneficiar todos os cursos de licenciaturas da UFMT. Por meio do programa, os alunos poderão fazer residência pedagógica nas unidades de ensino da rede estadual, além de participar de projetos de pesquisa científica, tecnológica e extensão.
Conforme destaca o reitor interino da UFMT, Evandro Soares da Silva, o termo de cooperação é uma ação de interesse mútuo, beneficiando ambas instituições, tanto na questão do ensino público, como também na formação de professores.
“Vai contribuir para aproximar Seduc e UFMT, oportunizando desenvolver projetos juntos, visando o desenvolvimento social e educacional. O convênio vai abrir um leque de possibilidades e espaço para vários outros convênios na área de formação do professor, projetos de pesquisa tecnológicas e a distância”.
Para a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, essa parceria é de grande importância para Mato Grosso, no sentido de garantir aos profissionais das licenciaturas conhecer de perto o dia a dia de uma sala de aula. “Será uma oportunidade de os alunos das licenciaturas colocarem em prática o que aprenderam na teoria, conhecendo de perto a realidade educacional”, enfatizou a secretária.
Os estágios serão realizados por meio dos Programas de Residência Pedagógica e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Participaram da cerimônia de assinatura do termo o coordenador de Formação Docente da UFMT, Delarim Martins Gomes, gerente de Apoio Pedagógico da UFMT, e a gerente de Apoio Pedagógico da UFMT, Taciana Sambrano.