Seciteci prorroga inscrições para 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

0
212

Devido à alta demanda de cadastros a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), decidiu prorrogar o prazo das inscrições para a ‘12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mecti)’, por mais quatro dias. Alunos e escolas poderão enviar as fichas com os projetos voltados ao tema “Ciências; Engenharias e Economia Criativa” até segunda-feira (05.10).

As inscrições começaram no dia 1º de setembro e terminariam nesta quinta-feira (01.10), porém agora os interessados poderão se inscrever gratuitamente até o início da próxima semana, no site da Mostra. Desta vez em formato totalmente virtual, a transmissão será realizada no site do evento.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, devido a pandemia da Covid-19, os professores e alunos estão se comunicando virtualmente, o que dificulta a conclusão dos processos.

“Por conta do isolamento social os alunos estão sendo orientados pelos professores de forma remota, por isso ocorreram alguns atrasos na elaboração dos projetos e conclusão das inscrições, mas a maioria já está com quase tudo pronto para submeter o cadastro, então por conta destas situações, resolvemos estender o prazo” disse.

A equipe organizadora do evento realizou uma live em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), para tirar dúvida sobre inscrições e funcionamento do evento. O vídeo está disponível no canal do Youtube da Cefapro e quem quiser assistir, pode acessar AQUI.

As avaliações dos projetos apresentados serão realizadas com data e hora marcadas, por meio da plataforma Google Meet, os inscritos receberão o link para apresentação dos trabalhos. No dia 9 de outubro serão divulgados os projetos selecionados.

A superintendente ressalta que o objetivo principal da Mostra é fomentar a pesquisa científica dentro das unidades escolares.

“A ideia é promover os projetos e incentivar as escolas a criarem pesquisas, protótipos, instrumentos, além de ofertar condições para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente, por meio de métodos de observação e experimentação”, explica.

Além disso, os participantes vão concorrer a prêmios, sendo que os seis projetos selecionados do Ensino Fundamental e Ensino Técnico serão premiados com um smartphone e um óculos de realidade virtual para cada aluno.

Os 24 melhores projetos do Ensino Médio serão premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJ) com duração de um ano, para cada aluno.

E o Instituto Farmum premiará o projeto mais pontuado na XII MECTI, voltado ao tema Agronegócio, sendo que as categorias: Ciências; Engenharias e Economia Criativa podem ser relacionadas ao tema.

O aluno vencedor ganhará um curso de inglês com duração de seis meses e um intercâmbio nos Estados Unidos por um período mínimo de três meses e participação no Simpósio Internacional Anual The World Food Prize (sendo obrigatório a participação no ano de 2022), com custeio da viagem para apresentação no evento, caso o projeto seja aprovado;

A escola onde o aluno vencedor estuda ganhará uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 25 mil, para desenvolver um projeto que será elaborado entre a escola e o Instituto Farmun.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

A XII MECTI ocorrerá entre os dias 20 a 23 de outubro de 2020, juntamente com a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre os dias 17 a 23 de outubro.

Este ano a SNCT também será em formato virtual e terá como tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

Confira o Regulamento e as Normas do MECTI no site da Seciteci AQUI.

Para mais informações e inscrições acesse o site do MECTI AQUI.

Em caso de dúvidas pode entre em contato nos telefones (65) 3613-0116 / 3613 0106, ou e-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui