A organização sem fins lucrativos ajuda a transformar a vida e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade.
Por g1 MT
O Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, abriu, na quarta-feira (13), processo seletivo para vagas para tratadores de animais. A organização sem fins lucrativos ajuda a transformar a vida e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade.
Para concorrer a uma das vagas é obrigatório o envio de currículo, com no mínimo duas referências profissionais e carta de apresentação.
Segundo o santuário, candidatos com experiência remunerada ou voluntária, como cuidador de pessoas, de animais em geral ou grandes mamíferos possuem o perfil ideal.
“À medida que nossa manada de elefantes cresce, precisamos aumentar a equipe que lhes oferece os cuidados necessários para que possam se curar tanto física quanto emocionalmente. Com a chegada dos próximos elefantes, teremos duas espécies diferentes de elefantes e dois habitats diferentes que devem ser mantidos”, diz a publicação da equipe do Santuário de Elefantes nas redes sociais.
O santuário tem uma localização muito remota, então as opções sociais só existem a três horas de distância.
“Estamos à procura de pessoas dispostas a dedicar-se ao trabalho árduo necessário para cuidar de elefantes. O trabalho não é tão glamoroso quanto a maioria das pessoas pensa. É um trabalho árduo, mas fazer parte da mudança de vida dos elefantes é extremamente gratificante”, diz outro trecho.
Para se candidatar, a pessoa precisa acessar o link no site do santuário.
Entre as responsabilidades do cargo estão:
- Manejar elefantes africanos e asiáticos (fêmeas e machos) em habitats separados com vasto espaço no santuário.
- Preparar dietas e suplementos diários pré-estabelecidos, fornecer alimentação (rações naturais, capim fresco, folhas de palmeira etc) de acordo com os protocolos de cuidado de cada animal e diretrizes de segurança relacionadas;
- Observar, interpretar, relatar e responder aos comportamentos dos elefantes de forma a otimizar o manejo, promover a cura e minimizar estressores ambientais;
- Fornecer treinamento de manejo animal para todos os elefantes, dentro de seu próprio plano individualizado, a fim de facilitar comportamentos para cuidados médicos/de manutenção – incluindo, entre outros: exames de saúde, coleta de sangue, vacinações, medicação, cuidados com as patas etc;
- Participar dos cuidados/transportes de elefantes que ocorram fora do SEB, incluindo em outros países;
- Manter atualizados diários, listas de verificação, registros de manejo e inventários;
- Fazer a limpeza e manutenção diária das instalações dos elefantes, incluindo, entre outras, o galpão, áreas dos cuidadores, habitats dos elefantes, cozinha dos elefantes e qualquer outra infraestrutura relacionada, tudo em um sistema de gerenciamento de contato protegido;
- Fornecer atualizações por escrito para mídias sociais, atualizações, newsletters e outras comunicações;
- Interagir com convidados, VIPs, jornalistas, documentaristas, para garantir a sua segurança, a proteção dos elefantes e divulgação do trabalho do santuário.
Para a organização, é importante que o candidato cumpra alguns pré-requisitos, como:
- Estar fisicamente apto e capaz de levantar 25 kg repetidamente;
- Ser capaz de permanecer em pé e de trabalhar em todos os tipos de clima 8 horas por dia, 5 dias por semana;
- Ter uma carteira de habilitação válida (CNH);
- Possuir meio de transporte próprio para o local de trabalho;
- Estar disposto a aprender a pilotar quadriciclos;
- Ter atitude progressista em relação ao bem-estar de elefantes cativos e outros animais;
- Estar disposto a viver em uma pequena comunidade rural do Brasil com vida social limitada;
- É desejável graduação em biologia ou experiência em áreas com foco em cuidados e bem-estar de pessoas ou animais. Vivência em fazendas, sítios e chácaras, com animais e ambientes naturais, também se aplica.
- Ter domínio do inglês é recomendado, mas não é obrigatório;
O santuário
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) tem como missão proteger, resgatar e proporcionar um santuário de ambiente natural para os elefantes em cativeiro do Brasil e da América do Sul, propiciando a eles um ambiente socialmente dinâmico, onde possam expressar seus comportamentos naturais e se recuperar dos anos de cativeiro e criar oportunidades para aumentar o conhecimento do público sobre sua inteligência, cognição, comunicação e comportamento social.
Atualmente, sete elefantes vivem no local: Bambi, Lady, Maia, Mara, Rana, Pocha e Guillermina.
Duas elefantas também já passaram pelo local: Guida e Ramba.