Saiba mais sobre o Diabetes e as orientações para se ter uma alimentação saudável

0
594

Da Redação, com informações da Sociedade Brasileira de Diabetes | Foto: Reprodução

O Diabetes Mellitus é uma doença que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) e disfunções do metabolismo de gorduras e proteínas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada 11 adultos é portador da doença e mais de 3,5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de suas complicações.

O diagnóstico, no entanto, não é mais uma sentença de falta de qualidade de vida. “Trata-se de uma doença crônica, progressiva, sem cura, mas possível de ser controlada para que a pessoa tenha uma vida saudável e absolutamente normal”, afirma o endocrinologista Augusto Pimazoni Netto, coordenador do Grupo de Educação e controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão, instituição ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No diabetes tipo 1, o pâncreas deixa de produzir insulina, o que impede que a glicose chegue às células. Desta forma, elas ficam sem ‘combustível’ para produzir energia.

No diabetes tipo 2, o excesso de gordura no organismo prejudica a ação da insulina, o que faz com que a glicose não entre na célula para produção de energia. Nesse momento, o pâncreas percebe a dificuldade e começa a produzir mais insulina, até ficar sobrecarregado e começar a falhar.

A Sociedade Brasileira de Diabetes orienta que quem tem diabetes deve ter uma rotina controlada, voltada ao monitoramento do açúcar no sangue e que essa é uma atitude que não pode ser negligenciada. Por isso, é preciso saber o que comer no dia a dia e em momentos como festas, trabalho, escola ou durante a atividade física.

Em festas

Foto: Reprodução

A orientação é sondar o cardápio, previamente, para identificar as opções mais saudáveis. Na falta de opções dá até para comer uma coxinha, tomar uma cerveja ou uma taça de vinho, desde que se faça a contagem de carboidratos e o ajuste da dose de insulina.

No trabalho

Foto: Reprodução

Quem faz uso de insulina, é importante ter um horário para fazer lanches e para aplicar a medicação. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes o lanche ideal é aquele que não eleva rapidamente a glicose. Tem que ser prático, fácil de fazer e transportar, e deve ser o mais natural possível. Boas opções são frutas como maçã e pera (com baixo IG), banana e o abacate (que protege o diabético de complicações vasculares, por terem gorduras boas, as monoinsaturadas).

Sanduíches com pão integral também são uma boa opção, sempre se certificando que a farinha presente em maior quantidade na composição do produto é essa e não a branca.

Na escola

Foto: Reprodução

Os pais devem ajudar a criança a partilhar a sua condição e as necessidades alimentares dela como diretores, professores e colegas de classe. A comunidade pode ajudar incentivando hábitos saudáveis como nos cuidados de uma horta para o consumo dos alunos, por exemplo. Isso aproxima a criança de alimentos que serão bons para a dieta dela. Os pais também devem comer o que oferecem aos filhos, assim fica faz fácil de ele se espelhar. As frutas menores também têm mais aceitação, já que a mordida das crianças é menor. O sorvete de massa, hit do calor, pode ser trocado por um de polpa de fruta batida com iogurte desnatado.

Em viagens

Foto: Reprodução

Os tradicionais snacks industrializados podem ser naturais! A orientação é procurar as boas opções como sanduíches pequenos (de pão integral, atum e iogurte grego desnatado) ou palitos de cenoura. O chocolate amargo também pode matar aquela vontade de comer um doce.

Dicas para controlar a Glicemia:

Maçã:

Foto: Reprodução

O grande destaque dessa fruta na dieta de quem possui diabetes é a presença de uma fibra chamada pectina. Ela é eficiente no controle da glicemia e do mau colesterol (LDL).

Abacate:

Foto: Reprodução

Pode ser pobre em açúcar e a rica em gordura monoinsaturada, que aumenta o bom colesterol. Essa fruta é indicada para os diabéticos.

Laranja:

Foto: Reprodução

Além de ser fonte de vitamina C, importante para a imunidade, a fruta é rica em fibras, que ajudam o intestino a funcionar regularmente. A laranja ainda possui potássio, que auxilia no controle da pressão arterial e, com isso, mantém a saúde cardiovascular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui