Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo? Entenda aqui

0
271

Após a votação deste último domingo, passou a surgir uma série de dúvidas a respeito das eleições, como por exemplo, se quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo. Nesta segunda (16/11), explicamos que é possível.

O primeiro turno das eleições municipais ocorreu em mais de 5 mil cidades brasileiras e em 57 delas foi confirmada a necessidade de haver segundo turno para, assim, definir o prefeito eleito para os próximos quatro anos.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo; entenda aqui (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

As dúvidas sobre a possibilidade ou não de votar no segundo turno das eleições de 2020 acontece após o TSE ter registrado uma abstenção recorde de mais de 23% na média de todas as cidades.

A taxa de eleitores ausentes não era tão alta desde as eleições de 1994. Por essa razão, tiraremos agora essa dúvida.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

A resposta é sim. Quem não compareceu neste último domingo pode votar normalmente no segundo turno da eleição municipal de sua cidade.

Isso é possível porque a Justiça Eleitoral entende que os turnos são independentes e, portanto, não é necessário votar no primeiro para participar do segundo.

Para votar no segundo turno, é necessário ter o Título de Eleitor ativo e em situação regular perante à Justiça Eleitoral. Ou seja, documentos cancelados ou suspensos não são aceitos no dia da votação.

Justificar a ausência continua sendo um ato obrigatório para todo eleitor

A justificativa pela ausência no dia da votação continua sendo um ato obrigatório e, em 2020, foi simplificada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

É possível justificar o não comparecimento ao local de votação através do aplicativo e-Título, disponível para smartphones com sistema operacional Android ou iOS.

Além disso, o site oficial do TSE também libera a função de justificativa online.

Assim, não é necessário marcar horário para comparecer presencialmente ao TRE de sua região para registrar a sua justificativa.

O pagamento da multa também pode ser feito online através dos mesmos meios citados acima.

Quando será o segundo turno e em quais capitais vai acontecer?

O segundo turno da eleição municipal de 2020 está marcado para acontecer no dia 29 de novembro. Ou seja, daqui a duas semanas.

Eleitores de 57 municípios brasileiros terão a necessidade de votar mais uma vez no final deste mês, para definir o prefeito a ser eleito.

Das capitais dos estados brasileiros, apenas sete elegeram prefeito em primeiro turno e outras 18 terão de votar novamente no segundo.

As capitais com a necessidade de segundo turno são: Aracaju (SE), Belém (PA), Boavista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (AM), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Só podem ter segundo turno as cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar.

Fonte: Folha Go

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui