O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado João Batista do Sindspen (Pros) participou, na manhã de segunda-feira (31), da assinatura do protocolo de intenções entre o governo do Estado de Mato Grosso e a Fundação Nacional do Índio (Funa), que visa a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas.
O documento, assinado pelo presidente da Funai, Marcelo Xavier, e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, prevê a ampliação das ações desenvolvidas em benefício das populações indígenas do estado, abrangendo áreas como educação, saúde, etnodesenvolvimento, cidadania e geração de renda.
Além disso, a parceria busca promover melhorias na gestão territorial e ambiental dos indígenas de Mato Grosso, por meio da proteção, da recuperação, da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais.
O presidente em exercício da ALMT, João Batista chamou atenção para a necessidade de o protocolo ampliar as ações desenvolvidas em benefício das referidas populações do estado.
“Precisamos atender a população indígena com políticas que realmente façam diferença, abrangendo áreas como educação, saúde, etnodesenvolvimento, cidadania e geração de renda. Também promover melhorias na gestão territorial e ambiental dos territórios indígenas de Mato Grosso, por meio da proteção, da recuperação, da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais”, pontuou o presidente.
O governador Mauro Mendes evidenciou que a parceria irá ampliar e melhorar os trabalhos no Estado, na proteção, no cuidado e em tudo que possa se fazer com relação aos povos indígenas.
“Vamos trabalhar juntos para desenvolver melhor e dar mais resultado para a melhoria da qualidade de vida dos indígenas. Agradeço à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a nossa base, nossa bancada federal e a todos aqueles que estão ao nosso lado para tornar Mato Grosso ainda melhor”, afirmou o governador.
Já o presidente da Funai, destacou a importância do protocolo para implementar novas políticas indigenistas, mais próximas às peculariedades do local, com o objetivo de preservar a cultura e de promover uma qualidade de vida melhor às comunidades indígenas.
“Esse protocolo vai fazer com que, na prática, ocorram ações efetivas, incentivando o desenvolvimento de atividades produtivas nas aldeias, como a produção de alimentos, o que contribui para a segurança alimentar, autonomia e independência financeira das diferentes comunidades”, ressaltou Xavier.
Também participaram da assinatura: os deputados estaduais Eduardo Botelho, representado por Hemile Daniele F. Oliveira, Max Russi, Nininho e Valmir Moretto; o senador Carlos Fávaro; o deputado federal Neri Geller; o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o coordenador regional da Funai Cuiabá, Benedito Cezar Garcia Araújo e o cacique parecis, Ronaldo Zokizomaiake.
Fonte: Secom ALMT