Projeto cria a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas em MT

0
219
Mato Gosso MT 13 09 2020-Incêndio no Pantanal A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) apura quem são os possíveis responsáveis pelos focos de incêndio, que deram início a grandes queimadas no Pantanal. As cinco perícias realizadas pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) apontaram ação humana como causa da origem das queimadas na região foto Mayke Toscano/Secom-MT

Com o objetivo de buscar condições e adotar ações mais efetivas no combate aos incêndios em Mato Grosso, o deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária da última quarta-feira (23) na Casa de Leis, o Projeto de Lei (PL) n° 824/2020, que trata de instituir a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas.

A proposta visa orientar os servidores públicos estaduais e prestadores de serviços contratados pela administração direta e indireta sobre a proibição de atear fogo em terrenos, áreas públicas e nos materiais resultantes de limpeza realizada, além de promover campanhas educativas no âmbito das escolas estaduais e outras ações voltadas ao meio ambiente. 

 “Os prejuízos que as queimadas trazem para os cofres públicos, os gastos com o combate aos incêndios, a recuperação das áreas devastadas e os recursos despendidos com o tratamento dos pacientes são alarmantes. Aliás, é bom ressaltar que os tratamentos de saúde sempre são caros e, por vezes, não resultam em recuperação completa dos pacientes, alguns passam para a condição de doentes crônicos que sempre precisarão de cuidados médicos cada vez mais sofisticados e caros. O PL busca  criar condições para a adoção de ações mais efetivas no combate a esse mal tão grande, que tem data e hora marcada para se manifestar todos os anos”, justificou o parlamentar. 

Segundo Faissal, o impacto das queimadas para o meio ambiente é mais do que conhecido.  “Espécies animais e vegetais são extintas, nascentes secam, árvores de grande porte morrem, o ar fica poluído, a umidade relativa do ar diminui assustadoramente, comprometendo a saúde de todos, especialmente das crianças e idosos”, concluiu.

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui