O turismólogo da Empaer, Robson Júnior Hartmann, destaca que o objetivo foi garantir o aumento da renda dos artesãos e promover a cultura e o artesanato local. Ele enfatiza que o evento foi um sucesso e os gestores da Casa do Artesão pretendem criar uma loja online para manter o comércio virtual e garantir vendas aos consumidores.
De acordo com Robson, foi criado um aplicativo para smatphones, nele o comprador encontrava um catálogo dos artesanatos com informações dos artesãos e seus ateliês, das peças com fotos, preço, além de maiores informações sobre a feira. Esse primeiro evento foi realizado nos dias 5 a 10 de agosto. “Criei esse aplicativo para facilitar o acesso do cliente na visualização das peças e na compra do produto desejado”, comenta.
Em torno de 88% dos participantes comercializaram alguma peça. Hartmann explica que 67% dos artesãos nunca tinham participado de uma feira ou exposição de artesanato e pretendem participar de outras edições. A feira veio no momento certo já que a Casa do Artesão estava fechada desde o mês de março. “Dessa forma, podemos mostrar o potencial dos profissionais artesãos e fomentar a economia e gerar novos negócios com produtos de excelente qualidade”, conclui.