quinta-feira, dezembro 19, 2024
25 C
Cuiabá
Início CAPA Primeira-dama de MT coordena reunião de lançamento do Programa SER Família Fé...

Primeira-dama de MT coordena reunião de lançamento do Programa SER Família Fé e Vida

0
32
O primeiro evento ocorre em Cuiabá na próxima quinta-feira (12.12), no Ginásio Aecim Tocantins, com a presença do Padre Fábio de Melo

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o presidente da MT Par, Wener Santos, coordenou a reunião de alinhamento para o lançamento do Programa SER Família Fé e Vida, nesta segunda-feira (09.12), no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás. O projeto é uma ação do Governo do Estado, que visa promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e oferecer apoio emocional e espiritual às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes com o apoio do presidente da MT Par, Wener Santos, o programa conta com o apoio do projeto Fé e Vida, criado pelo Padre Fábio de Melo.

“O objetivo é incentivar o diálogo sobre saúde mental, emocional e espiritual a quem precisa, e promover a conscientização sobre a depressão, um dos fatores que mais contribui para o suicídio”, explicou a primeira-dama.

“Dona Virginia estava conversando conosco dias atrás sobre uma postagem que mostra um caso de suicídio, e ela não imaginava a repercussão que daria com esse tema tão polêmico. Foi aí que essa parceria teve início. Para nós, é uma grande honra abraçar com ela esse programa”, pontuou o presidente da MT Par, Wener Santos.

A reunião contou com a presença de padres, pastores e representantes de diversas igrejas, refletindo a união de esforços em prol de uma causa comum. “Essa união de diferentes religiões é crucial para ampliar o alcance da mensagem de esperança e apoio, ajudando a criar um espaço de diálogo aberto sobre temas muitas vezes difíceis, como a depressão”, afirmou Virginia Mendes.

Representando os pastores e pastoras, Eliel Souza, da Igreja Assembleia de Deus, destacou que o evento vem no momento certo. “Nós cremos que tudo acontece no tempo de Deus, e acreditamos que esse projeto foi determinado por Deus para vidas, e vida é algo precioso para nosso Deus”.

O padre Tony Peregrino, representando os padres presentes, ressaltou a importância de promover a vida.

“Conforme diz a palavra de Deus, ‘a tristeza já matou muitos e a tristeza continua a matar’. Nós precisamos promover a vida desde a sua concepção, e precisamos cuidar quando as pessoas estão morrendo, desistindo de viver. Nosso dever é resgatar vidas. Então, vamos abraçar essa missão junto com o programa SER Família Fé e Vida”.

Virginia Mendes compartilhou um pouco de sua própria experiência, lembrando que enfrentou duas crises depressivas. “Eu sei o que é passar por esse sofrimento. Hoje, me sinto confortável para compartilhar minha história e ajudar outras pessoas que também estão passando por momentos difíceis”.

“Agradeço a todos os pastores, pastoras, padres, primeiras-damas municipais e prefeitos que puderam estar conosco neste encontro”, agradeceu a primeira-dama de MT.

A programação do programa SER Família Fé e Vida conta com serviços de cidadania, oferecidos pelas Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Saúde (SES), da Educação (Seduc), palestras com renomados profissionais da área da saúde, entre outros.

A primeira etapa do programa ocorrerá nas seguintes cidades de Mato Grosso:

    Cuiabá: Quinta-feira, 12 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, às 18h (com serviços de cidadania, saúde e educação), e às 20h30, evento com o Padre Fábio de Melo;

•    Sorriso: Sexta-feira, 13 de dezembro, no Centro de Eventos;

    Campo Novo do Parecis: Sábado, 14 de dezembro, na Praça Odenor Ortolan;

•    Tangará da Serra: Domingo, 15 de dezembro, na Praça dos Pioneiros;

•    Campo Verde: Segunda-feira, 17 de dezembro, no Parque das Araras;

•    Nova Marilândia: Terça-feira, 18 de dezembro, no Centro de Eventos.

“O programa é uma oportunidade de acolher e ajudar aqueles que enfrentam dificuldades emocionais. Esperamos, com ele, levar apoio e esperança a muitas famílias, combatendo o estigma em torno da saúde mental e mostrando que é possível buscar ajuda”, concluiu Virginia Mendes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui