Prefeitura investe na formação de professores que irão atuar no Programa de Alfabetização

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Gestores e professores dos 1º e 2º anos da rede pública municipal de Educação participaram de mais uma formação continuada visando a implantação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC). A formação foi realizada nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), com carga horária de 8 horas, entre os dias 26 e 30 de abril.

A gestão Emanuel Pinheiro definiu como uma das prioridades, em 2019, a alfabetização e, para isso, está implantando o ProAC nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e, pela primeira vez, utiliza material pedagógico específico e novas metodologias de ensino. “O objetivo é fortalecer o processo de alfabetização, assegurando à criança o direito de aprendizagem e garantindo um resultado positivo na Educação, contribuindo para a proficiência dos alunos”, explicou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado. O programa trabalha com o material didático da Coleção Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização, da Editora Aprender, com kits de aprendizagem para professores e alunos.

A coordenadora do ProAC, Josemeire do Nascimento Ferreira, explicou que durante a formação, gestores e professores analisam os processos de aprendizagem relacionados à escrita nos seus diferentes níveis conceituais; como fazer intervenções pedagógicas distintas e também como o material pode atender às crianças em diferentes níveis no processo de aprendizagem da língua escrita.“No primeiro momento acontecem as discussões teóricas, com base no gênero oral, por meio de um vídeo do autor Artur Gomes de Morais, que trata do processo de apropriação da linguagem pela criança. Com ele analisamos vários elementos importantes e conceituais para que o professor entenda como a criança pensa o processo de aprender a nossa língua. No segundo momento, o professor elabora, vivencia e reflete sobre as estratégias didáticas através de jogos, que possam atender as necessidades de integração com um trabalho mais colaborativo”, acrescenta Josemeire.

Aproximadamente 460 professores e 85 gestores participaram da formação. Para a professora do 1º ano da EMEB Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Clealcir Zorzetti, o ProAC garante uma alfabetização consolidada. “Por meio do programa estaremos agregando conhecimento e contribuindo para uma aprendizagem eficaz e produtiva, o que é fundamental para a formação integral das nossas crianças”, destacou Clealcir.

Os professores do 2º ano trabalharam com a proposta de jogos. São atividades lúdicas que exploram a escrita alfabética e leitura, e ajudam a criança a construir a linguagem de uma forma mais atrativa e divertida.

“Com o ProAC teremos uma padronização e um acompanhamento mais rico do desenvolvimento dos alunos, porque a intenção é que ele seja alfabetizado no 1º ano. Quando avançarem para o 2º ciclo, estarão mais preparados e o professor poderá dar continuidade com o desenvolvimento dos trabalhos”, declarou Valéria Varanda, professora do 2º ano da EMEB Madre Marta Cerutti.

A gestora da EMEB Gastão de Matos Muller, Roselaine da Graça Ferreira afirmou que o ProAC traz uma nova ferramenta e um novo estímulo para a alfabetização. “O projeto lúdico e atrativo. Todo o processo é acompanhado de perto pela coordenadoria das unidades educacionais e pela Secretaria de Educação. Todo esse processo traz uma nova visão da alfabetização e maiores possiblidades de atividades diferenciadas”, acrescentou Roselaine.

Formação ProAC

Este ano serão ofertadas cinco formações continuadas. A primeira foi realizada na Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, evento que abriu o ano letivo para os profissionais da Educação, no mês de fevereiro. Este foi o segundo momento de formação.  As próximas acontecem nos meses de maio, agosto e outubro, totalizando 40h, para os professores e gestores.

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