Representantes das secretarias responsáveis pelo planejamento estratégico de cada Pasta estiveram reunidos para alinhar os detalhes da apresentação dos Resultados dos Indicadores alcançados nos últimos três anos (2017/2019) e o comportamento das metas planejadas no ano passado com suas principais evidências. De acordo com o histórico de desempenho do Município elaborado pelo Tribunal de Contas, o percentual de metas alcançadas em situação de conformidade, foi de 73%, em 2019.
“Cuiabá nunca alcançou esse índice de 73% das metas planejadas. Das 51 ações a serem executadas restam apenas 19. Vamos trabalhar sem medir esforços para atingir e cumprir com o plano de governo, sendo essa uma exigência não só do Tribunal de Contas como da população. Pretendemos encerrar o ano de 2020 com 100% das metas atingidas”, disse o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.
De acordo com o secretário este trabalho é uma determinação do prefeito, Emanuel Pinheiro, e tem por objetivo de dar maior celeridade e execução dos compromissos assumidos com a população cuiabana e estabelecidos no plano de governo. “Vale ressaltar que ao longo desses três anos já foram realizados mais obras do que estavam previstas. A Prefeitura está trabalhando para deixar uma cidade organizada e bem planejada”, destacou.
Na oportunidade, Zito Adrien elencou também que o êxito alcançado se deve a “cultura de planejamento” inserida desde o início da gestão, onde cada secretaria criou um núcleo vigilante e de acompanhamento das ações planejadas. “Cada um tem que ser o vigilante da caixinha. Essa é uma responsabilidade de todas as secretarias”, esclareceu.
O encontro faz parte do cronograma de ações do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) sendo coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e está sob a organização e coordenação das Secretarias Municipais de Planejamento e de Governo. “Essa parceria de trabalho com o TCE é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que atende ao compromisso firmado em seu plano de Governo”, destacou Zito.
O PDI é visto pela atual administração como mais uma ferramenta para o alcance de uma gestão com resultados eficientes e que, consequentemente, refletirá na satisfação do cidadão cuiabano. “Com essa avaliação, será possível, por exemplo, conhecer as prioridades da atual administração, visando a busca pela excelência dos serviços, oferecendo qualidade de vida à população cuiabana”, reforçou o secretário municipal de Governo, Lincoln Sardinha.
A participação ativa dos servidores responsáveis pelas gestões das pastas, que tem abastecido ativamente o Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), permite uma maior transparência do trabalho do Município.
A reunião de apresentação dos indicadores acontece no dia 05 de fevereiro, a partir das 08h30, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação. Foram convidados representantes dos Conselhos Municipais, de Políticas Públicas, Organizações Sociais, Sindicatos, Entidades Civis Organizadas, dentre outras.
“Esse é mais um importante passo dentro da administração pública municipal, na busca do fortalecimento da cultura do planejamento e da disseminação de boas práticas, tanto entre os gestores como com a população. A gestão Emanuel Pinheiro segue, de forma efetiva, o seu compromisso com Cuiabá, de oferecer uma cidade boa de viver”, concluiu Zito Adrien.
Prefeitura de Cuiabá