A ponte Benedito Figueiredo, sobre o Rio Coxipó, em Cuiabá, foi totalmente interditada nesta quarta-feira (13) como medida de segurança após a erosão causada pelas chuvas e a não conclusão da obra na cabeceira da estrutura, o que resultou em queda parcial do passeio de pedestre, sarjeta e parte da pista de rolagem.
A interdição foi anunciada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que disse levar em conta a observação da Defesa Civil de que houve evolução do escorregamento do aterro, o que “maximiza exponencialmente o risco” à vida de quem passa pelo local. A ponte ficará interditada por tempo indeterminado, de acordo com a prefeitura.
A ponte Benedito Figueiredo possui 155 metros de extensão, 12,8 metros de largura e duas faixas de circulação. A obra, que faz parte dos projetos de mobilidade urbana idealizados para a Copa do Mundo de 2014, custou R$ 5,83 milhões.
Como as obras de reparo não foram concluídas, foi reiniciada a intervenção na ponte no mês de setembro, pelo Governo do Estado, mas, devido às fortes chuvas na capital, o aterro de sustentação da laje de transição da ponte passou por um processo de saturação, o que causou um deslocamento de massa na cabeceira.
Reparos e interdição
De acordo com a prefeitura, em fevereiro de 2017, a ponte chegou a ser interditada devido ao desmoronamento de parte da margem esquerda da estrutura. Uma empresa foi contratada para fazer os serviços, mas não cumpriu o prazo estabelecido e uma nova empresa deve ser contratada para a obra.
Foram feitos reparos emergenciais e a ponte foi liberada em abril, mas agora houve outro desmoronamento. Dias atrás, a pista sobre a ponte foi parcialmente interditada.
Por g1