Conforme as investigações, os policiais verificaram que os objetos eram arremessados no pátio onde ficam os presos considerados líderes de organizações criminosas.
Por g1 MT
A Polícia Civil cumpriu nesta quinta-feira (30) 23 mandados de busca e apreensão para investigar ações criminosas como arremessos de drogas e celulares na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, em Mato Grosso.
As investigações demonstram que, a maioria dos objetos lançados estavam sendo direcionados ao pátio da PCE onde ficam os presos considerados líderes de organizações criminosas.
O cumprimento das ordens judiciais fazem parte da Operação Tiradentes, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e Sistema Prisional.
Na ação são cumpridas 10 ordens de busca e apreensão na Grande Cuiabá e outros 13 mandados no interior das unidades prisionais.
As investigações iniciaram após várias denúncias e situações envolvendo condutas de tráfico de drogas e tentativas frequentes de lançamento de objetos e aparelhos celulares para o interior da PCE e na Penitenciária Feminina.
Muitas dessas ações foram constatadas pelas equipes de policiais penais em trabalho de rondas e fiscalização preventiva nos arredores das unidades.
Em algumas situações, foi possível a prisão de suspeitos envolvidos com o lançamento de pacotes de drogas por cima dos muros da penitenciária e até mesmo com a utilização de drones.
Na ocasião, os envolvidos foram autuados em flagrante e investigados em inquéritos policiais. Diante dos fatos, foram iniciadas as investigações com objetivo de apurar os responsáveis, os vínculos e a existência de eventuais beneficiários dentre os internos do sistema prisional.