Pantanal: cinco fatos sobre o bioma que virou cenário de novela

0
193

Plano de fundo de trama da Globo, ecossistema que fica no Mato Grosso e Mato Grosso do sul é importante para o meio ambiente e a economia nacional

Por Arthur Almeida

Com o remake de Pantanal na TV Globo, o bioma que dá nome à novela tem ganhado cada vez mais destaque, principalmente, por suas belezas naturais. O pantanal é a maior área úmida do mundo e fica no chamado “coração do Brasil” — ou “da América do Sul”, já que além de ocupar parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal se estende também pela Bolívia e Paraguai.

O cenário da novela mostra a diversidade desse importante ecossistema brasileiro, que serve de lar para diversas espécies, desempenha papel econômico no agronegócio e é foco do ecoturismo. Confira, a seguir, cinco fatos importantes sobre o Pantanal.

1. Pequeno em espaço, mas muito povoado

O pantanal ocupa cerca de 150 mil km², somente 1,76% da área total do território nacional, concentrados nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, a pesquisadora Sandra Aparecida Santos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), defende que ele é um dos mais ricos em biodiversidade.

Uma das características de destaque do pantanal é que ele recebe a influência de outros biomas que estão no seu entorno: mata atlântica, cerrado, floresta amazônica e resquícios da caatinga. Isso faz com que a região matogrossense não apresente muitas espécies endêmicas (isso é, que só existem por lá), mas faz com que o ecossistema sirva de lar para diversas plantas, fungos e animais que também podem ser encontrados em outras áreas do país e do mundo.

“Temos cerca de 5.000 espécies do pantanal, são mais de 2.000 plantas, 400 aves e 200 tipos de peixes. É uma região muito diversa. E o que chama a atenção são as grandes populações de animais, como os jacarés e as capivaras”, explica Santos. É, inclusive, por esse motivo que a pesquisadora se refere ao bioma como um “santuário ecológico”.

2. Marcado por inundações

Nos belos cenários do remake de Pantanal a água é um elemento constante. Mas isso não acontece apenas na dramaturgia. As inundações são uma das principais características do bioma. O terreno é formado por uma planície aluvial fortemente influenciada pelos ciclos de chuva e pelos rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.

Isso não acontece em todas as áreas, mas, em uma grande parte do pantanal, o solo fica alagado durante meses. A porta-voz da Embrapa explica que, em períodos não prejudicados pela seca, algumas regiões ficam debaixo d’água por até 8 meses, devido às constates cchuvas entre outubro/novembro e março/abril. A subida e descida das águas é um importante fenômeno para a renovação da flora local e para a redistribuição da fauna.

Por ser a maior área úmida do mundo, o pantanal é considerado um Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e é protegido pela Convenção de Ramsar (1971), um acordo internacional que prevê a conservação e o uso sustentável da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui