Os técnicos de futebol

0
193

Por Eduardo Póvoas | Existem milhares de opiniões sobre o futebol. Costumo antes de lê-las, verificar o autor delas. Não considero a opinião de um comentarista de futebol, (aquele que toma café da manhã, almoça, janta e dorme futebol), a mais importante por ser ele “especialista” (repare o aspas), na área.

Levo muito mais em consideração a opinião de quem já calçou uma chuteira e entrou dentro de um campo. Este sim, na minha ótica, tem mais visão de colocar no papel como começou, desenrolou e findou uma jogada. Claro, exceções há.

De um tempo para cá virou moda o Brasil importar técnicos de futebol. Fácil de explicar.

Temos uns 15 em evidencia no país, e um time grande jamais contrataria um que não fizesse parte desse rol, pois correria o diretor do time que assim agisse, risco de vida se seu time levasse duas a três surras seguidas.

Como esse time já teve todos os técnicos desse rol dirigindo seus atletas, e, por um motivo que ninguém sabe explicar, foram demitidos, não seria de bom alvitre traze-lo de volta, pois a ira da torcida contra esse treinador, ainda está de pé.

Aí recorre-se ao mercado internacional, como que os de fora são muito superiores aos nossos.

O português Jesus (que não é o meu Jesus), deixou este pais como se fosse o Messias ou o Einstein da bola.

Acham que ele é o maior do mundo devido o que fez no Flamengo. Fez no Flamengo por que o flamengo tem disparadamente o maior e melhor elenco do futebol brasileiro. Tem na minha ótica os dois melhores jogadores do futebol brasileiro no momento, o ex são-paulino Rodrigo Caio, na defesa e o Bruno Henrique o melhor atacante do Brasil. Isto sem contar com o resto do time, jogadores de altíssimo padrão.

Quero ver o Jorge Jesus ser campeão com o elenco do Vasco. Seria mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro do que isso acontecer.

Pois bem, quero dizer que o técnico, na minha opinião representa, no máximo, dez por cento do time, pois quem ganha jogo são os craques que você poe em campo.  Outra imensa idiotice de alguns técnicos é na véspera ou ante véspera dos jogos, fazer treino secreto, não permitindo que a imprensa ou o torcedor veja. Até parece que nesse treino ele implantará ao seu time um padrão de jogo desconhecido do planeta e este padrão fará com que seu adversário vá à lona em poucos segundos da partida.

Lula (não o barbudo) foi o técnico mais vitorioso do Santos na década de sessenta. Ganhou tudo que podia. Era um super técnico? Era nada, mas tinha a máquina de fazer defunto comandada por Pelé, Zito, Mengalvio, Coutinho etc etc. Até eu seria vitorioso se fosse comandar um time desse.

Portanto, Jorge Jesus é um normal senhor de cabelos brancos que fica à beira do gramado mascando chicletes como os outros. Se o Português fosse alguma assumidade, já teria dado ao seu país um título Mundial.

Quem joga bola é o craque. O técnico distribui as camisas para fazer jus ao seu Hiper salário, e de vez em quando acerta em uma substituição.

Eduardo Póvoas é Odontólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui