Oficinas divulgam ferramenta que facilita acesso a indicadores de saúde

0
97
Foto: Reprodução

Por G1 MT

O IEPS Data é uma ferramenta que reúne mais de 180 indicadores sobre a saúde brasileira e pode ser usada para reportagens e também pelo Poder Público para implementação dos serviços oferecidos à população.

Por isso, oficinas online serão realizadas para apresentar a ferramenta e orientar sobre seus possíveis usos. A primeira delas ocorre nesta terça-feira (2), às 11h, e será dedicada a jornalistas e comunicadores interessados em analisar e comparar dados da saúde. Para se inscrever, clique aqui.

No dia 16 de agosto, a atividade será voltada para gestores e servidores públicos. Professores, pesquisadores e estudantes podem participar da oficina marcada para o dia 30 de agosto. Ambas também às 11h.

Os dados disponíveis abrangem os anos de 2010 a 2020.

A ferramenta

O IEPS Data foi formulado pelo Instituto de Estudos para Políticas Públicas ao notar a dificuldade que estes públicos e a população em geral apresentavam para acessar, interpretar e entender as informações.

“Nosso objetivo foi reunir os números e disponibilizar tudo pronto para análise, após validação por especialistas e consultores. É possível comparar os índices entre localidades, períodos e encontrar comparativos relevantes”, explica a coordenadora técnica do IESP Data, Beatriz Rache.

A coordenadora acrescenta que a ferramenta pode ser utilizada pelos moradores de qualquer cidade do país para conhecer melhor a realidade do serviço que é oferecido. “Assim, ela pode comparar com outros municípios e cobrar melhorias da prefeitura, do governo estadual e da União. Os gestores também podem adotar medidas para implementar suas políticas públicas”.

Segundo ela, a pandemia deixou ainda mais clara a importância do acesso a informações relacionadas à saúde. “Entrar em um sistema de informação, cruzar os dados, calculá-los e chegar ao resultado é complexo. Com o IEPS Data, é possível encontrar os dados em um mesmo lugar, já calculados e com taxas contabilizadas”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui