Da redação (com informações da assessoria)
A Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) deu início à arrecadação de absorventes íntimos para as mulheres da Penitenciária Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.
A unidade conta, atualmente, com cerca de 180 recuperandas que, em relatos feitos à Comissão de Direitos Humanos da OAB-MT, apontaram a dificuldade de acesso a materiais de higiene.
Sem receber absorventes em quantidade e periodicidade que atendam às necessidades básicas, as reeducandas contam que, durante o período menstrual, usam retalhos de tecido, gaze ou ficam com o sangramento exposto pelo corpo.
Além do grave atentado contra a dignidade da pessoa humana – garantia fundamental, a prática também coloca em risco a saúde das mulheres na unidade penitenciária, resultando em casos de infecções e na insalubridade do ambiente para as recuperandas e trabalhadores do local.
A partir do trabalho desenvolvido pela Comissão de Direito da Mulher, centenas de pacotes de absorventes foram arrecadados nos primeiros dias da campanha, com doações de advogadas de todo o Estado.
Na última sexta-feira (03), durante o 7º Seminário Estadual de Políticas para as Mulheres, coordenado pelo Conselho Estadual de Defesa da Mulher (CEDM) no auditório da OAB-MT, dezenas de pacotes de absorventes foram doados pela Casa Amparo. Também contribuiu com a ação, nestes primeiros dias, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob MT/MS).
Com o objetivo de contribuir com a saúde pública de Mato Grosso e assegurar o direito à dignidade da pessoa humana, toda a sociedade é convidada a contribuir com a campanha. Os absorventes podem ser doados na sede ou em qualquer uma das salas de atendimento à advocacia da OAB-MT em Cuiabá.