NATUREZA NA VEIA: Poda com verduras e legumes, fumo e pneus no meio ambiente

0
159

Por Ademir Galitzki

Se você não fizer uma poda, principalmente no seu pé de tomate-berinjela, jiló, ou todas as vezes que estiverem crescendo galhos indesejáveis, saiba que você tem que retirá-los, pois estes chamados “brotos” na verdade são brotos suga-suga ou ladrão, e eles não dão frutos.

No caso dos legumes, do tomate, existe um galho principal que é chamado de forquilha. Nesta forquilha nasce um galho, que só serve para roubar a energia, fazendo com que os ramos principais do tomate não forneçam frutos, pois a energia que é para ir para os frutos é divida com os galhos ladrões ou suga-suga. 

No caso específico do tomateiro, este galho que cresce com o suor da forquilha pode ser retirado e serve como muda. No caso da berinjela e jiló é um pouco diferente, mas também devem ser retirados todos os galhos indesejáveis suga-suga.

Não tenha medo de podar a suas plantas. Um exemplo bem claro é a poda que os grandes produtores fazem em suas lavouras de café, uva, goiaba, pêssego, entre outros. Existem 3 tipos de poda de formação, produção e poda de limpeza.

Vamos falar sobre o fumo

Todos nós sabemos que o fumo é um dos maiores causadores de doenças que levam o indivíduo ao câncer e várias outras complicações, inclusive impotência sexual. 

Por outro lado, o fumo pode ter uma função danada de boa quando usado na horta caseira, onde é um excelente repelente contra várias pragas que atacam a sua hortaliças tipo lagarta, pulgas, percevejos, vários fungos, etc.

Coloque um pacotinho de fumo em 10 litros de água, deixe por 24h na sombra e sempre mexa. No final você aplica essa mistura em todas as suas plantas. Aplique com um borrifador, e coloque uma ou duas colheres de detergente. A função do detergente é juntar a água do fumo nas folhas da planta. Passe pelo coador de pano de algodão para que os minúsculos resíduos do fumo não venham entupir o borrifador. 

Vamos tirar milhares de pneus do meio ambiente

Você sabia que nós podemos usar o pneu para fazer vasos maravilhosos? Sim, é possível!

Pegue um, dois ou três pneus, coloque um sobre o outro (no caso de estar usando três pneus ao mesmo tempo, você coloca um com a parte dentro da terra e mais dois um sobre o outro). No fundo coloque um pouco de pedra bruta, cerâmica expandida ou cacos de telha que vão servir de drenagem, e em seguida você coloca terra adubada para ficar bem aerada, ou seja, bem fofo, e pronto, já podemos decorá-los pintando para ficar bem colorido.

Você pode pintar um de cada cor, depende da sua criatividade. Estará pronto para plantar flores frutíferas e uma horta completa com temperos e tudo mais, temperos aromáticos, temperos medicinais, legumes e folhagens em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui