Conhecida como ‘Cidade Verde’, Cuiabá já foi a capital mais arborizada do país, famosa pelos quintais cuiabanos com árvores frutíferas e paisagens verdes pelos canteiros centrais da cidade. No entanto, com o passar do tempo a arborização diminuiu drasticamente.
Na luta para resgatar o título de Cidade Verde, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Cuiabá, Renivaldo Nascimento (PSDB), deu início ao projeto piloto de arborização, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população cuiabana com o plantio de árvores frutíferas e medicinais nos bairros da capital, diminuindo a sensação térmica em pontos de ilhas de calor.
O projeto foi lançado no bairro Dom Aquino com o levantamento de informações, mapeamento e pesquisa direta com moradores do bairro. “Começamos pelo Dom Aquino e, posteriormente, estaremos arborizando outros bairros. Contamos com a colaboração dos moradores para que possamos, de fato, recuperar o título de Cidade Verde da nossa querida capita”, disse o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento.
Com apoio direto do Poder Executivo, a secretaria junto com sua equipe técnica está em fase de finalização do cronograma para dar início a campanha em outros bairros da cidade.
Devido à preocupação com o meio ambiente, Renivaldo afirma que a arborização urbana é uma solução interessante para melhorar a qualidade de vida da cidade, tornando-a mais inclusiva e sustentável.
Assessoria