A cuiabana Angela Guedes é um exemplo de mudança total no estilo de vida. Nascida em uma família de artistas, ela optou pela publicidade por acreditar na liberdade que a profissão lhe daria em exercitar a criatividade, mas logo após se formar, viu que o caminho seria outro.
“Não cheguei a trabalhar muito com publicidade, mais na época da faculdade, em estágios. Eu sempre quis fazer artes plásticas, mas como não havia a opção aqui, escolhi a publicidade por achar mais ‘artística’”, revela.
Angela ainda insistiu em uma pós-graduação na área, em Goiânia, mas sua vida de estudante fora de casa fez com que aflorasse sua paixão pela cozinha. Morando com algumas amigas vegetarianas e tendo que preparar o próprio alimento, despertou interesse pela culinária mais saudável e também os primeiros indícios à cozinha vegana, que exclui todos os alimentos de origem animal, como lacticínios e ovos, além das carnes.
“Desde criança, sempre gostei de cozinhar, fazia ovos de Páscoa pra vender para os vizinhos do prédio. Mas em Goiânia a chave virou e tomei gosto pela cozinha, especialmente a confeitaria. Quando voltei para Cuiabá, abri um espaço cultural e café, e coloquei em prática meu lado formiga. Alguns anos depois, até me arrisquei na faculdade de Gastronomia”, relata.
O negócio não durou muito tempo e ela voltou a trabalhar na empresa da família, porém a infelicidade e insatisfação não a deixaram prosseguir. “Voltei a preparar delícias em meu tempo livre, e quando vi, nascia a ‘AG’”. Sua produção está localizada na rua 51, n. 254, no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Angela atende a pedidos sob encomendas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18hs.
O cardápio foi elaborado de acordo com a necessidade de familiares e amigos. “Comecei preparando um pão 100% integral que era fofinho e delicioso. Os amigos amaram e passaram a encomendar. Disso surgiram algumas opções de bolos integrais para o dia a dia. Até que uma tia, intolerante ao glúten, me pediu pra preparar um pão sem glúten e gostoso! Daí eu comecei a aprender a respeito e fazer testes! Até que surgiu o primeiro produto sem glúten! Na época, muitas amigas estavam de ‘dieta sem glúten’ e passaram a encomendar”, conta a culinarista.
Atualmente, o público da AG é na maioria composto por pessoas intolerantes e também alérgicas (que não podem consumir lactose ou proteína do leite e glúten), veganos, diabéticos e também aqueles que seguem a dieta lowcarb.
Dentre os produtos fabricados na AG estão os brownies sem farinha, feitos exclusivamente com oleaginosas, brigadeiros de biomassa de banana verde e chocolate belga recheado, os pães de melado (versão vegana de um pão de mel) e variados tipos de bolos recheados.
O preço varia entre R$ 4 reais (brigadeiro belga recheado) até R$ 135,00 (kg do bolo lowcarb recheado de brigadeiro e morangos).
*Reportagem Stephanie Romero