Atendendo as medidas de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) estabelecidas pelo Governo Estadual, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) estabeleceu o regime de teletrabalho para 55% dos colaboradores da empresa. O restante dos trabalhadores segue atuando em regime de revezamento. O atendimento ao público continua sendo realizado apenas de formas não presenciais.
De acordo com a Diretoria Administrativa da MTI, desde junho do ano passado, 79 dos 220 colaboradores da empresa estão em regime de teletrabalho, por se enquadrarem nos grupos de risco da Covid-19. Atualmente, 105 colaboradores da empresa estão realizando as suas atividades de casa.
Contudo, após o Decreto Estadual nº 837, que atualizou as medidas de enfrentamento à pandemia, a diretoria da MTI expandiu o teletrabalho para todos os setores da empresa.
Conforme a Portaria 026/2021, a modalidade deve ser adotada pelos jovens aprendizes e estagiários. O documento também autorizou o regime de revezamento presencial com teletrabalho, para todos os setores da empresa.
No caso de serviços e funções consideradas essenciais e prioritárias, a equipe irá fazer um revezamento para manter um quantitativo mínimo de colaboradores de forma presencial. Esses ajustes são definidos diretamente pelos gerentes das Unidades e repassados a chefia imediata.
De acordo com a portaria, nos dias em que o empregado da escala de revezamento estiver em teletrabalho, deve permanecer acessível durante toda sua jornada laboral, mantendo a chefia imediata informada sobre a evolução das atividades.
A portaria determinou ainda que todas as reuniões, inclusive as dos conselhos, sejam realizadas exclusivamente por meio eletrônico, com produção da respectiva ata e todos os efeitos legais.
“A pandemia, infelizmente, ainda não acabou. Estamos passando por um momento delicado e por isso é necessário o emprego dessas medidas. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para auxiliar o Estado na sua estratégia de enfrentamento a esta situação. É imprescindível que todos tenham consciência e adotem as medidas sanitárias, como o uso de máscaras, higiene das mãos, o distanciamento social. Precisamos que cada um faça a sua parte para que voltemos a normalidade o mais rápido possível”, afirmou o diretor presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira.
A circulação de pessoas sem o uso de máscara facial permanece proibida nos interiores da empresa. Os atendimentos continuam sendo realizados por meio eletrônico ou via telefone.
COMO USAR A MÁSCARA
– Usar máscaras sempre. Quando possível, optar pelos modelos PFF2/N95
– Nariz tem que estar totalmente coberto;
– Queixo não pode ficar de fora;
– Precisa estar justa ao rosto, sem folgas, principalmente nas laterais;
– Não usar no queixo ou no pescoço;
– Não tocar na parte da frente;
– Retirar pelos elásticos;
– Trocar a cada 3 horas, ou sempre que sujar ou molhar;
– Descartar na lixeira comum dentro de um saco fechado, se for descartável;
MÁSCARAS DE TECIDO
– Assim que removê-la, coloque a máscara em um balde com água e água sanitária e deixe por 30 minutos – a proporção é de uma colher de sobremesa de água sanitária para cada meio-litro de água potável;
– Depois, lave a máscara sem misturar com outras roupas, usando o sabão de sua preferência;
– Enxague bem, pois o cheiro forte dos produtos de limpeza pode irritar o nariz;
– Coloque para secar no sol;
– Quando estiver bem seca, passe a ferro;
– Guarde em um saco plástico limpo.
ÁLCOOL EM GEL
A UGADAM informa que disponibiliza álcool em gel para todos os setores da empresa. Os colaboradores podem solicitar a recarga dos recipientes junto a própria UGADAM.