MT se prepara para reabertura de suas portas para o turismo

0
223
Foto: Jeferson Prado

Mato Grosso se prepara para desenvolver soluções práticas para a retomada do turismo e assim, gradativamente, reabrir suas portas para os inúmeros turistas que visitam o Estado buscando, principalmente, visitar o Pantanal com sua rica fauna e flora, e também as cidades como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outras.

Para o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, uma chave foi desligada no começo de março por conta da pandemia da Covid-19 e será religada agora, fazendo uma retomada de forma muito consciente para que os turistas sintam-se confortáveis e seguros e assim poderem viajar como de costume.

Para ele, essa retomada será primeiro com os turistas do Estado, e num segundo momento, dos turistas brasileiros, para em seguida o retorno do turismo internacional, e afirmou ainda confiar muito nesse novo momento e aposta nas atrações da região com o seu ecoturismo e também o turismo de contemplação, principalmente o Pantanal e o Cerrado. Moreno reforça ainda que todos devem estar preparados para esse novo momento, obedecendo as questões do uso de máscaras e álcool gel, bem como respeitando as pessoas a sua volta e também os profissionais que atuam no setor.

Em Cuiabá, a recém-criada pasta da Secretaria Municipal de Turismo está no comando da empresária Iracilda Botelho, que afirmou já trabalhar na articulação com o trade e a sociedade em geral para criar as políticas públicas visando a gestão nos próximos quatro anos. Este plano plurianual começará a ser executado a partir de 2021 para que a Capital, conhecida como a Cidade Verde, possa retomar aos poucos a sua economia criativa através da rica produtividade das suas tradições e gastronomia.

Iracilda Botelho, que também é embaixadora da Smile Train, foi recentemente convidada para participar do “Encontro de Turismo”, que acontecerá dia 9 de setembro no Rio de Janeiro e promete ser um grande encontro na retomada do turismo no Brasil. Em uma edição inédita, o evento chega a sua 7ª edição em formato online e gratuito. Também será transmitido direto de um estúdio da Mansão de Santa Teresa (RJ).

Estarão presentes ainda mais de 50 membros do trade nacional que representam as cinco regiões do turismo no Brasil, bem como convidados internacionais de países dos cinco continentes como Rússia, China, Estados Unidos e Arábia Saudita. O evento teve início em 2016 e já reuniu mais de 500 empresários presencialmente do setor e tem como tradição o objetivo de conectar empresários e promover o networking, fomentar novos negócios e compartilhar informação sobre turismo.

Para os organizadores, o momento atual inspirou esse novo formato e esse ano o impacto social ganhou proporções maiores em comparação às edições anteriores. Parte dos investimentos recebidos pelos patrocinadores será destinada aos guias de turismo que passam por situação muito delicada. Outra ação será de aumentar a conscientização sobre as “Jornadas de Sorrisos”, programa de viagens com embaixadores da causa social da “Smile Train”. “É importante reconhecer que o isolamento social, tão necessário neste momento, vai passar e o setor precisa estar preparado para essa retomada”, afirma Guilherme Guimarães, presidente da Brazil Concierge e idealizador do evento.

Todos os continentes estarão conectados em momentos como: “Destinos do Brasil”, onde pessoas compartilharão as belezas locais e suas histórias, em “I Love Brazil” estrangeiros manifestarão seu amor pelo país com mensagens de solidariedade, festivais culturais com o de cinema de Gramado e o folclórico de Parintins e momento artístico com mostras de arte carioca. Para garantir participação e obter o link exclusivo de acesso, inscreva-se já em www.encontrodeturismo.com ou no site www.sympla.com.br.

Fonte: Diário de Cuiabá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui