POR JOÃO PEDRO MARQUES | A data era janeiro de 2019, as urnas conferiram a Mendes o comando do Estado que foi recebido em situação caótica: salários atrasados, fornecedores na pendura, viaturas sendo recolhidas, combustíveis cortados, obras paralisadas e um passivo de mais de 4 bilhões de reais sem previsão de pagamento…. Um quadro mais que assustador para quem acabava de chegar e tomar assento no Paiaguás.
Tudo estava desenhado para ser um fracasso, mas contrariando as pessimistas previsões de seus críticos, Mendes debruçou-se sobre o caos, abaixou a cabeça, começou a trabalhar 18 horas por dia, cortou despesas, adotou medidas impopulares, reviu contratos, diminui despesas, adotou a transparência dos atos como ferramenta, sensibilizou a Assembleia e à inseriu no seu projeto de recuperação do Estado como a muito não se via… O legislativo e o Secretário da Casa Civil Mauro Carvalho Junior também foram peças fundamentais neste processo e devem ter reconhecimento.
O estilo Mendes tomou conta dos corredores, funcionários insatisfeitos com vencimentos a receber, sentiram à vontade que emanava do Governador, que de forma célere e impetuosa, decide de forma imediata, transforma problemas em soluções e não tem tempo ruim para trabalhar… O estilo corporativo de Mendes emplacou o sentimento de “meu Mato Grosso” em todos a sua volta.
Sua equipe coesa e afinada, abraçou a causa, vestiu a camisa e 1 ano e nove meses depois os resultados são traduzidos em números reais e palpáveis…. Os portais de transparência nunca foram tão ativos e esclarecedores, uma exigência do chefe que não admite falhas e postergações.
Obras retomadas, salários rigorosamente em dia, fornecedores recebendo nos prazos contratados, saúde atendendo a população com eficiência, educação saindo do plano do sonho de funcionamento e sendo para todos… A PANDEMIA e suas mazelas foram em MT transformadas em benefícios permanentes para a população, ela passará e as obras provisórias realizadas por todo o Brasil aqui serão para sempre…. Mais uma ação pessoal e inteligente de Mendes.
E a corrupção tão comum em governos? Essa não se ouviu falar! Não existiu! Nenhuma denúncia de corrupção manchou até agora este Governo.
Discreto e sem alardes Mauro Mendes vem reconstruindo Mato Grosso que saiu do Vermelho, tem dinheiro em caixa, continua, apesar de todo o cenário nacional, com seu cronograma e planejamento a todo vapor e coloca novamente horizontes de futuro melhor para todos os Mato-grossenses.
A desesperança que tomava conta da sociedade, desassistida, abandonada com a relapsa presença do Estado nas mais básicas funções, sente hoje, no dia a dia a virada produzida pelo incansável trabalho dessa gestão e com a mão pesada de Mendes que acompanha passo a passo todas as ações de seu governo, pega pesado no pé de seu secretariado e tem a retomada do desenvolvimento e normalidade dos serviços públicos como meta e sede pessoal.
O legado de ter recebido uma máquina destruída e tê-la transformado em ativa e eficiente ficará, o nome de Mendes será lembrado mesmo com tão severas críticas protagonizadas pelos interesses contrariados de grupos habituados com as facilidades concedidas por seus antecessores, como um homem que prometeu, fez compromissos e os tem honrado com dedicação e muita perseverança.
Mato Grosso e sua gente agradecem.
Parabéns ao Governador e a toda sua equipe.
JPM-João Pedro Marques é Jornalista, advogado e publisher em MT e Brasília;um apaixonado por este ressurgido Mato Grosso!