A atualização do documento deve ser feita pelos condutores até a data de vencimento.
Por g1 MT
Os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencidas entre janeiro e junho do ano passado têm até o fim deste mês para regularizar o documento, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O motorista pode renovar a CNH por meio do aplicativo MT Cidadão ou pelo site do Detran. Segundo o órgão, a única etapa presencial para essa atualização seria o exame médico. Pelo aplicativo, os condutores com deficiência inscritos na categoria PCD também podem atualizar os documentos pessoais.
De acordo com o Detran, há casos excepcionais em que os condutores precisam se deslocar até a unidade de atendimento para a renovação da CNH. Para essa etapa, o órgão recomenda que seja feito um agendamento prévio pelo site.
São incluídos neste caso os motoristas que precisam mudar a categoria da CNH, abrir um processo de transferência para outro estado, pedir registro estrangeiro e alterar dados cadastrais, como nome completo, nome dos pais e número de CPF. Esses dados devem ser informados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Segundo o Detran, no estado há aproximadamente 1,5 milhão de motoristas habilitados em todas as categorias de direção. Além disso, o documento também serve como identificação oficial.
Mudança na CNH
No início de junho, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou uma nova versão da CNH, com mudanças no visual da carteira e outros detalhes que facilitam a compreensão das informações e garantem mais segurança com os dados pessoais.
Veja as principais alterações da CNH:
- Novas cores: verde e amarelo;
- Identificação das categorias com equivalência internacional;
- No verso, texto em três idiomas (português, inglês e espanhol) para facilitar condutores no exterior;
- QR Code;
- Código de leitura internacional de dados;
- Tinta especial fluorescente;
- Itens visíveis apenas com luz ultravioleta;
- Holograma no canto inferior para evitar falsificações.
A versão digital da CNH também está disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).