Médico de Família e Comunidade: cuidado integral e personalizado

0
196

Em países europeus e no Canadá, o sistema baseado na medicina de família abrange mais de 95% da população. É comum por lá as pessoas terem, pelo menos, um médico generalista de confiança que o acompanha durante toda a vida. No Brasil, a especialidade médica Medicina de Família e Comunidade tem apenas 33 anos de existência e vem se solidificando, a partir de uma mudança na cultura do cuidado.

Vivemos um momento especial, onde o cuidado com a saúde e a promoção da qualidade de vida são amplamente discutidos, temas que se alinham totalmente às diretrizes da medicina preventiva. Focado na prevenção, o atendimento do médico de família e comunidade impacta consideravelmente a qualidade de vida, e é isso que a população busca.

Para promover o atendimento personalizado, o especialista busca conhecer o histórico familiar e todas as minúcias do quadro clínico do paciente, estabelecendo um vínculo com ele, para criar um plano de cuidados que mais se adeque àquele indivíduo.

Com isso, o profissional se torna o melhor e maior “especialista” em cada paciente que atende. Afinal, cada ser humano é único e possui necessidades específicas. Por isso a personalização no jeito de atender é fundamental e a figura do Médico de Família e Comunidade é essencial no contexto atual de nossa sociedade.

Esse profissional consegue, lidar com inúmeros problemas de saúde, pois sua atuação principal é voltada a conhecer e acompanhar o paciente. Estamos mudando o foco: do olhar específico para a doença, para um olhar amplo, focado em prevenir o adoecimento e contribuir para uma maior qualidade de vida.

*Sofia Adelia Bernardo Da Silva Cavalcante, Médica de Família e Comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui