Cuiabá enfrenta um problema com a falta de 11.357 vagas para as crianças nas creches
Cuiabá tem hoje 11.357 crianças fora das creches. Um problema que o próximo prefeito terá que resolver. O candidato Eduardo Botelho (União Brasil) apresentou as propostas para a educação da capital durante o programa eleitoral exibido na noite desta segunda-feira (9).
Atualmente, Cuiabá possui 34.367 crianças com idade entre 0 e 3 anos que deveriam estar nas creches. No entanto, o cenário atual aponta que 9.090 crianças estudam na rede privada e outras 13.920 na rede municipal. Ficando, portanto, 11.357 crianças sem vagas nas creches.
Luana Andrade, mãe do Teodoro, conta que as propagandas da prefeitura fazem parecer que é tudo fácil, mas não é. “Eu sempre vejo as crianças arrumadas como se fosse fácil arrumar uma vaga, mas não é a nossa realidade. É muito difícil”, relata. Ela ainda destaca que conta com Botelho para que possa olhar mais para as mães e os pais, para que nos ajude com as nossas crianças.
Botelho destaca que, enquanto a educação do governo do Estado está entre as 8 melhores do Brasil, a de Cuiabá não passou de ano quando o assunto é vagas. “Enquanto o governo do Estado é referência nacional, Cuiabá ficou para trás quando o assunto é vagas. São mais de 11 mil crianças de 0 a 3 anos fora das creches. A educação de Cuiabá tem jeito e com a ajuda do governador Mauro Mendes vamos construir mais creches para que funcione com horário estendido e resolver de vez esse problema”, afirmou Botelho.
O governador Mauro Mendes lembrou que a educação de Mato Grosso, em 2019, estava em 22º lugar entre todos os estados brasileiros e hoje chegou ao 8º lugar no ranking. “Um trabalho sério, com muita dedicação de todos os profissionais da educação, com muito investimento, saltamos para o 8º lugar. Este mesmo caminho vamos trilhar junto com a nossa capital. Tenho certeza que com Eduardo Botelho a educação de Cuiabá vai melhorar muito”, carimbou Mendes.
Botelho, que já foi professor por 18 anos, destaca que terá como prioridade a valorização e respeito com profissionais da educação para elevar o nível do aprendizado. “Eu sei como resolver e vamos fazer”.
Mara Regina foi aluna de Botelho no Ensino Médio e lembra dos ensinamentos aprendidos com o professor de Matemática. “Tenho orgulho de ter o Botelho como professor. Ele sempre foi muito rigoroso, sempre deixou um legado que a gente tem que estudar. Nossa base, nossa formação, é a família, é o estudo e a religião”, relembrou.
Botelho diz ter orgulho do sempre como professor e como foi estimulado por sua mãe a se dedicar aos estudos. “Fui professor por 18 anos. Tenho orgulho de mostrar isso na minha carteira de trabalho. Se hoje estou aqui é porque minha mãe acreditou que a educação poderia transformar nossa vida. Eu sou prova disso”, finalizou.