A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) participa do ‘Seminário Brasil Mais Simples’, realizado em Brasília nesta semana, a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).
Com extensa programação técnica composta por painéis e salas temáticas, o evento tem como propósito reunir todos os participantes da Redesimples para discutirem questões relacionadas à simplificação dos processos de abertura e legalização de empresas no ambiente dos pequenos negócios. O público-alvo são as Juntas Comerciais, as Prefeituras e os Agentes Públicos.
Para a presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, esse tipo de atividade de capacitação é uma oportunidade para reforçar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, tentar construir condições mais favoráveis que facilitem a vida de quem precisa dos serviços. “A participação de Mato Grosso é valiosa, visto que acabamos de adotar um novo sistema na Junta em nível estadual e, nesse processo de adaptação, quanto mais soubermos, melhor”, observa.
Conforme Gercimira, o evento é um momento de reflexão e de compartilhamento de boas práticas que estão funcionando pelo Brasil, com debates sobre temas como a utilização da tecnologia nos processos de registro mercantil e legalização, a necessidade de reformular a legislação, como realizar uma integração eficiente, controlada, ágil e transparente.
“Entendemos que a burocracia é dispendiosa tanto para o cidadão, como para as empresas, então, para melhorar o cenário, as Juntas assumem o papel de agente de simplificação do registro mercantil e legalização de empresas com o compromisso de estar sempre desenvolvendo processos mais modernos, seguros e rápidos.