Estão abertas as inscrições para o concurso de conscientização para conservação da biodiversidade da bacia hidrográfica do Rio São Lourenço, iniciativa realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itiquira e Promotoria da Justiça de Bacia Hidrográfica do São Lourenço. As inscrições podem ser feitas por estudantes dos municípios de Itiquira e Rondonópolis até o dia 12 de outubro através de um formulário disponível no site do Projeto Diversidade da Vida.
O objetivo do concurso é promover a conscientização da comunidade escolar da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, visando a importância da biodiversidade do Cerrado e Pantanal por meio da colaboração coletiva.
Um dos participantes do concurso é Yago Mayles Jokomeabororokawu, estudante indígena da Escola Municipal do Campo da Fazenda Carimã. Ao falar da natureza e da aldeia onde vive, Yago afirmou que o povo vive em harmonia com a natureza. “Preservamos os rios, as plantas e os animais. Nós fazemos parte da natureza, ela é nossa mãe. Tudo que fazemos contra a natureza, ela sofre, e nós também sofremos. Se o rio morrer, nós morremos. Se as plantas morrerem, nós morremos. Se os animais morrerem, nós morremos. Aqui nós cuidamos do rio, das plantas e dos animais. O nosso povo Bororo respeita a natureza, sem ela nós não existimos.”
Para saber mais informações, você pode clicar aqui e acessar o edital do concurso.