Destaque

Vereador articula reabertura do Hospital São Benedito para cirurgias eletivas

Publicado

na

Por Márcia Martins

O vereador por Cuiabá, Dr. Luiz Fernando (Republicanos) em entrevista ao Jornal da CBN Cuiabá, nesta segunda-feira (10), abordou diversos assuntos relacionados à saúde. Entre eles, a reabertura do Hospital Municipal São Benedito para cirurgias eletivas, a urgência da retomada destes procedimentos nos hospitais regionais existentes no estado e a elaboração de políticas públicas eficazes para a saúde da população.

Com 20 anos atuando como médico, o parlamentar que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, também falou sobre o surto gripal e o aumento da Covid que vem se alastrando de maneira acelerada na cidade. Tendo em vista que Cuiabá registrou um aumento de 181% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para Covid-19 entre os dias 2 e 9 deste mês, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“O que nós estamos vivenciando nesses últimos anos na área de saúde, é muito diferente de tudo que já vimos. A Covid foi algo que realmente colapsou o sistema. E agora veio essa gripe completamente oposta a outras e, com isso, as unidades primárias e secundárias de saúde e, consequentemente, os hospitais públicos e particulares, estão superlotados”, disse Dr. Luiz ao enfatizar que é preciso ser realizada uma força-tarefa por parte do governador Mauro Mendes (DEM), prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e presidente Jair Bolsonaro para solucionar a crise existente e também retomar o programa de cirurgias eletivas que foi suspenso a partir de março de 2020, por conta da situação epidemiológica.

Leia Também:  Para Mendes, retomada de obras do Hospital Central representa 'virada de página'

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, atualmente, mais de 2000 mil pessoas aguardam por cirurgia ortopédica no estado. Mais de 1.200 são cirurgias de urgências. O vereador lembrou que vários pacientes tiveram o estado de saúde agravado por conta da demora dos procedimentos cirúrgicos. Para resolver esse problema, Luiz Fernando destacou que é urgente a necessidade da reabertura do Hospital São Benedito. Disse que tem conversado constantemente sobre o assunto, com o prefeito Emanuel e com a secretária Adjunta de Planejamento e Operações da Saúde do município, Suelen Alliend.

“Precisamos urgentemente da reabertura do Hospital São Benedito que ficou fechado apenas para tratamentos da Covid. Minha opinião é que se disponibilize o antigo Pronto Socorro para atender a demanda da gripe e da Covid e autorize a retomada de cirurgias eletivas no São Benedito”, avaliou o médico ortopedista que disse conviver diariamente com dramas de pacientes que aguardam há mais de dois anos por uma cirurgia eletiva.

“É muito triste a gente ver pacientes com artrose grave de quadril, de joelhos, de membros inferiores. Com patologias severas de coluna, estando muitas vezes de cadeiras de rodas e acamados. Então o meu pedido é que aja uma força-tarefa para reabertura deste hospital”, defendeu ao enfatizar que os hospitais estaduais Santa Casa e o Metropolitano de Várzea Grande podem dar suporte a esta nova crise epidemiológica e alertar sobre a importância da população continuar mantendo as medidas de biossegurança.

Leia Também:  DESCANSE EM PAZ: Enquanto velava o marido bandidos faziam 'limpa' na casa de vereadora em Nobres

“É preciso que todos continuem se cuidando, usando máscaras, evitando festas, aglomerações e tomando as vacinas e se acaso sentirem sintomas das doenças, procurem o mais rápido possível por atendimento médico”, orientou o médico e vereador da Capital.

Assessoria de Imprensa de Gabinete

Destaque

Vacinação contra covid-19 para crianças começa hoje (20); Vereador Dr. Luiz Fernando defende imunização

Publicado

na

Por Márcia Martins
Crianças de 5 a 11 anos começam a ser imunizadas contra Covid-19, a partir desta quinta-feira (20), no polo da Unic Beira Rio, a partir das 9h, em Cuiabá. Durante entrevistas a vários meios de comunicação e em suas redes sociais, o vereador e médico Dr. Luiz Fernando (Republicanos), fez questão de mostrar seu posicionamento favorável à imunização infantil.

Médico há 20 anos, presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal da Capital, o parlamentar tem diversas leis e projetos voltados para a área da medicina.

“Eu sou a favor da vacinação em crianças. A favor da ciência. Tenho um filho de 5 e de 7 anos e vou levar os dois para se vacinar”, reforça o vereador ao informar que os pais ou responsáveis deverão entrar no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br, escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados. A primeira criança a receber a dose do imunizante será um garotinho, de 9 anos, que faz parte do grupo de pacientes imunossuprimidos.

De hoje ao dia 22, apenas o polo da Unic Beira Rio realizará a vacinação, devido à quantidade de doses recebidas. Foram 3.580 doses exclusivas para crianças e, conforme dados do Ministério da Saúde, a estimativa é de vacinar 60.659 crianças na Capital.

Leia Também:  Para Mendes, retomada de obras do Hospital Central representa 'virada de página'

Com a chegada de doses novas doses, previstas para a próxima semana, os polos de vacinação Unic Beira Rio (Região Leste), USF Paiaguás (Região Norte), USF Quilombo (Região Oeste), USF do Pedra 90 I e II e ainda USF Parque Cuiabá (Região Sul) – também irão aplicar a vacina. Já nas zonas rurais, a USF Guia, o Programa Amor I e Amor II atenderão essas demandas.

Como embasamento para aprovação e incentivo da vacinação, Dr. Luiz Fernando destaca estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunizações e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Já em relação ao risco de miocardite, que é uma inflamação nas células do músculo do coração (miocárdio), o médico afirma que é muito raro. “Existe certo receio quanto ao desenvolvimento da miocardite após a vacina, mas quero deixar claro que isso é raríssimo, não tenham medo, vacinem as crianças”, orienta.

LIVE – hoje às 19h30 Luiz Fernando vai realizar uma live para debater sobre a vacinação contra Covid em crianças. O debate contará com a participação do pediatra Dr. Maurício Malheiros e será transmitido via instagran.com/drluizfernandoamorim.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA