Destaque

Carros de luxo continuam como grandes tendências para 2022

Publicado

na

Entra ano e sai ano a lista de desejos dos brasileiros não muda quando o assunto é o setor automotivo, a maioria continua nutrindo o desejo de continuar possuindo ou realizar a primeira aquisição de SUV ou caminhonete. A constatação ou percepção são imediatas ao pegar o volante e sair rodando por aí. E os números de emplacamentos trazem a veracidade deste comportamento de compras de forma universal desde o primeiro semestre deste ano, quando o SUV passou a ser o segmento dominante no Brasil, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) os utilitários esportivos ultrapassaram os hatches. No ano passado, os SUVs representavam 29,5% do mercado de automóveis de passeio, porém no acumulado das vendas do primeiro semestre de 2021, os SUVs subiram para 39,36%.

“O mercado celebra esse resultado que seguiu se repetindo durante o segundo semestre deste ano, abrindo a certeza de que as aquisições de novas SUVs e caminhonete devem disparar em 2022”, avalia Rosi Cidram, gestora da Rivenditori. O mercado vem reagindo positivamente de forma universal, ainda segundo os dados da Fenabrave em novembro, cinco dos seis segmentos automotivos registraram altas nos emplacamentos. Apenas Caminhões, segmento que teve elevação de mais de 45% no acumulado do ano, registrou baixa em relação ao mês anterior. No total, o setor como um todo somou 296.203 mil unidades, uma alta de 7,31%, em novembro, sobre o mês de outubro de 2021.

Leia Também:  Carros apreendidos sem procedência poderão reforçar frota da segurança pública e da saúde

É fácil compreender essa preferência com o mercado de SUVs e caminhonetes, segundo a avaliação do empresário do setor automotivo Amir Maluf, aspectos como praticidade, segurança e status impulsionam a tendência de alta procura por estes dois segmentos. “Todos ganham nesta composição, as montadoras devido a valorização do valor destes veículos, diante um ticket médio alto, e de outro lado, a satisfação da imponência por parte dos compradores, claro que está atrelado ainda fatores indispensáveis para veículos de premium, segurança, desempenho, conforto e tecnologia”, explica Maluf.

Um dos grandes responsáveis pelo crescimento dos SUVs em 2021 é o Jeep Renegade. Líder do segmento, ele emplacou 40.607 unidades, muito à frente do segundo colocado, o Hyundai Creta, com 33.493 veículos, uma vantagem de 21%. Outro destaque da lista é o Toyota Corolla Cross com 10.313 unidades emplacadas no primeiro semestre. Como ele chegou às lojas apenas no final de março, é de esperar que ele teria uma posição melhor se estivesse disponível nos seis meses do ano, como seus demais concorrentes.

Leia Também:  Governador Mauro Mendes garante “grandes parcerias” com os prefeitos eleitos

Ainda de acordo com a gestora da Rivenditori e especialista em veículos Premium, Mato Grosso é terreno fértil para os SUVs e caminhonetes, diante da produção agrícola e logística delicada diante da extensa área territorial.

“O perfil dos consumidores pode ser variado, porem o quesito segurança é primordial para quem cruza nosso Estado pelas fronteiras agrícolas”, finaliza Cidram.

Destaque

Serviço de limpeza pública é realizado diariamente na região central por mais de 100 trabalhadores

Publicado

na

Pensando na preservação de um ambiente onde o fluxo de pessoas é extremamente elevado e contínuo, a Prefeitura de Cuiabá desenvolve uma programação de limpeza específica para a região central da Capital. O trabalho é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e realizado diariamente.

Conforme a Limpurb, para atender da forma mais eficiente possível a demanda diária da região, o plano de atuação conta cerca de 100 operadores de limpeza que são distribuídos pelas vias, praças e outros equipamentos públicos. As ações ocorrem de segunda-feira a sábado, iniciando logo às 6h e seguindo até às 20h.

Durante o período de trabalho, as equipes são responsáveis por executar serviços como varrição, roçagem, poda de árvores, pintura de meio-fio. Somando a isso, periodicamente e contando com o auxílio de caminhões pipa, as praças são lavadas e higienizadas. Todos os resíduos recolhidos por meio dessas atividades são encaminhados para o aterro sanitário.

“O Centro Histórico é o coração de Cuiabá e merece esse olhar cuidadoso. É isso que o prefeito Emanuel Pinheiro tem buscado fazer desde o seu primeiro mandato à frente de Prefeitura com melhorias nas vias, reforma de praças. Na limpeza não é diferente. Atuamos em toda a cidade, sem nos esquecer dessa região que é por onde todo cuiabano passa”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Leia Também:  Polícia Civil conclui inquérito da morte da jovem Isabele Ramos

Além de ajudar a deixar a cidade ainda mais bonita, as ações de limpeza também ajudam a evitar que uma grande quantidade de lixo tenha como direção as bocas de lobo da região e cheguem até o Rio Cuiabá. Nesse sentido, a Limpurb destaca ainda a importância da participação da população no processo de cuidado da Capital.

“Todo lixo jogado no chão tem um destino. Nossos valorosos servidores trabalham para fazer com esse destino seja o correto e não as bocas de lobo, que muitas vezes acabam entupidas com esses materiais. Mas, é fundamental que o cidadão entenda que ele também deve ajudar o poder público a cuidar da cidade”, finaliza Vanderlúcio.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA