Destaque

Unidades Básicas de Saúde intensificam ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero aos finais de semana

Publicado

na

As equipes de todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Cuiabá estão empenhadas na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero realizando, além das consultas de rotina, exames de citopatológicos de Papanicolau e encaminhamentos para mamografia, Dias D com palestras e distribuição de materiais educativos e brindes para as usuárias. Algumas unidades, como as dos bairros Dom Aquino, Bela Vista/Carumbé, Altos da Serra, CPA 4, Clínica da Família e Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot abriram no sábado (23) para abarcar as pacientes que trabalham durante toda a semana e não têm tempo de procurar a UBS.

Na UBS do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, por exemplo, o ‘Dia D’ do Outubro Rosa foi comemorado juntamente com o mês das crianças, de forma a proporcionar que as pacientes que são mães pudessem levar seus filhos, que participaram das atividades específicas para eles (pula-pula, futebol, queimada, lanches e animadores infantis), ao mesmo tempo em que ficavam livres para prestar atenção nas palestras sobre prevenção aos cânceres de boca, de mama e de colo do útero, que foram oferecidas pela cirurgiã dentista Gitana Moraes e pelas médicas Ana Paula Lesse e Karen Ângelo.

Leia Também:  Lavagem detalhada em carros é tendência estética durante a pandemia da covid-19

“Este ano aproveitamos o evento do Outubro Rosa para fazer a ação para as crianças, até porque muitas mulheres não tem com quem deixar os filhos. Os servidores do CMEI Paulo Ronan foram nossos parceiros na divulgação para convidar as mães dos alunos para virem fazer o CCO e trazerem as crianças”, disse a gerente da UBS, Welignem Leite da Silva.

Milka Rabelo, 33, compareceu com um filho, que ficou brincando no pátio da UBS; e com uma filha, que assistiu à palestra; e elogiou a ação. “Eu achei muito boa essa iniciativa de abrir no sábado. É uma ação muito importante. Tomara que continue assim”.

A técnica em desenvolvimento infantil, Edileia Rodrigues dos Santos, 46, conta que não tem o hábito de fazer o exame de Papanicolau, mesmo sabendo da importância, que foi reforçada na palestra que participou, seguida da consulta e do exame. “Eu achei interessante. As informações eu já conhecia, mas é bom estar sempre revendo para lembrar da importância de fazer o preventivo porque às vezes cai no esquecimento”. A usuária aprovou o Dia D em pleno final de semana. “Eu achei muito bom porque às vezes as pessoas não tem como vir durante a semana e, sendo num sábado, a oportunidade abrange mais as pessoas que trabalham a semana inteira”, destacou.

Leia Também:  Adequação da Feira do CPA II atende exigência do MPE; entenda

Outubro Rosa no Parque das Águas

Quem também trabalhou nesse sábado (23) foi a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que participou da ação alusiva ao Outubro Rosa em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, no Parque das Águas. O evento começou às 6 horas, com uma caminhada em prol da prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero, aulão de muay thai, distribuição de material educativo e serviços de saúde.

O NASF contribui oferecendo à população que compareceu ao evento: avaliação nutricional, orientações posturais com fisioterapeutas, auriculoterapia, distribuição de mudas de plantas medicinais, disponibilizadas pelo Horto Municipal, juntamente com o guia de uso dessas plantas, elaborado pela equipe de terapeutas e farmacêuticas, além de distribuição de folders.

A equipe do NASF esteve composta no evento por uma assistente social,  duas terapeutas em plantas medicinais, duas terapeutas de auriculoterapia,  três nutricionistas, três fisioterapeutas, duas farmacêuticas e uma psicóloga.

Destaque

PL que beneficia pessoas com deficiência é aprovado e encaminhado ao Executivo

“É importante esclarecer que muita gente proveniente desse grupo, bem como seus familiares, desconhecem seus direitos, chegando até mesmo a adquirir veículos sem usufruir dos benefícios que lhe são concedidos por Lei”, alerta Dr. Luiz Fernando

Publicado

na

Por Márcia Martins

Aprovado no plenário da Câmara e encaminhado para sanção do Poder Executivo, o Projeto de Lei nº 023/21, de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), que dispõe sobre a fixação de cartazes em revendedoras e concessionárias de veículos automotores, informando sobre os direitos a isenções tributárias para pessoas com deficiência e enfermidades de caráter irreversível.

“A propositura tem o objetivo de informar a sociedade sobre as importantes conquistas sociais direcionadas às pessoas com deficiência física. É importante esclarecer que muita gente proveniente desse grupo, bem como seus familiares, desconhecem seus direitos, chegando até mesmo a adquirir veículos sem usufruir dos benefícios que lhe são concedidos por Lei”, alertou o parlamentar ao conscientizar sobre a importância do dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, para conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados

“A data visa informar sobre todos os assuntos relacionados à deficiência e o nosso projeto é mais uma garantia de direito para as pessoas”, disse ao explicar que de acordo com a propositura, os benefícios compreendem a isenção de impostos (IPI, IOF, ICMS, IPVA) na aquisição de veículos automotores zero quilômetros. “O que garante a estas pessoas um preço bem mais acessível na compra”, completou.
O cartaz ou placa, fixado nas concessionárias deverá ter a medida mínima de 297mmx420mm (folha A3), com escrita legível, contendo a seguinte informação: “Este estabelecimento respeita e cumpre a Lei; O consumidor com deficiência ou portador de enfermidade de caráter irreversível tem direito à isenção de tributos previstos em Lei. Solicite informações a um de nossos vendedores”.
Márcia Martins/Gabinete Vereador Dr Luiz Fernando
(65) 99243-2021 whats
E-mail: marcia.martins30@gmail.com

Leia Também:  CGE participa de live do TCE sobre atuação do controle interno na pandemia
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA