Destaque

Prefeitura de Cuiabá abre matrícula para o CEIC Profª Monserat Ismênia de Moraes Borges

Publicado

na

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abrirá período de cadastramento, no portal Matrícula Web, link: https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login/,  de 19 a 21 de julho, das 8h às 23h59,  para os pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos no Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Profª Monserat Ismênia de Moraes Borges, localizado no bairro Pedregal. No total, serão oferecidas 141 vagas entre Berçário, Maternal e Jardim I, para bebês e crianças bem pequenas, na faixa etária de 0 a 2 anos e 11 meses, completos até 31/03.

A unidade educacional foi entregue à população pelo prefeito Emanuel Pinheiro no dia 30 de abril deste ano. As obras tiveram início em novembro de 2020. Da antiga unidade, a única estrutura que permaneceu foi a que cobre a área do parquinho, um investimento total no valor de R$ 1.258.042,26, com recursos provenientes do Município.

A Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) informou que serão disponibilizadas 25 vagas para Berçário, 56 vagas para maternal e 60 vagas para Jardim I. As crianças/estudantes que já estão matriculados em outras unidades educacionais da rede pública municipal não poderão concorrer às novas vagas no CEIC Profª Monserat Ismênia de Moraes Borges.

A orientação da Secretaria Municipal de Educação para os pais ou responsáveis é que tenham toda a atenção ao preencher o formulário de cadastramento e em relação ao calendário de matrículas para a unidade educacional.

Leia Também:  Vai desabar:  Centro Comunitário do Areão passa por situações precárias

Calendário

Nos dias 19, 20 e 21 de julho o Portal Matrícula Web ficará aberto para o cadastramento e/ou atualização das informações já cadastradas como mudança de endereço, mudança de telefone, benificiário do Programa Bolsa Família, renda familiar entre outras.

No dia 23 de julho, o portal Matrícula Web será reaberto somente para que os pais ou responsáveis possam preencher a solicitação de matrícula.

A lista com as solicitações de matrículas que serão atendidas será divulgada no dia 3 de agosto, no site da Prefeitura de Cuiabá. Segundo Decreto Municipal nº 6.293, de junho de 2017, a rede pública municipal de Ensino tem como prioridade o atendimento das crianças com deficiência, beneficiárias do Programa Bolsa Família, do governo federal e de baixa renda familiar. No caso de empate, o critério é a proximidade da unidade educacional.

Após a divulgação da lista o pai ou responsável deve efetivar a matricula, na unidade educacional no período de 4 a 6/8, no horário de atendimento do Centro Educacional Infantil Cuiabano levando seus documentos pessoais e das crianças/estudantes.

CEIC

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou que este é um dos novos cinco Centros Educacionais Infantis Cuiabano entregues à população pela gestão Emanuel Pinheiro nos últimos dois anos.

Leia Também:  Não existe má intenção, diz padre Robson investigado por desviar doações

“Os CEICs são uma proposta genuinamente cuiabana e da gestão Emanuel Pinheiro para a Educação Infantil, na primeira infância. A unidade educacional tem uma organização diferenciada das salas de atividades e espaços externos, fortalecendo as práticas pedagógicas focadas na construção de aprendizagens e do desenvolvimento cognitivo, físico e sócio emocional das crianças/estudantes o oferecendo uma educação pública de qualidade”, explicou a gestora.

O CEIC Profª Monserat Ismênia de Moraes Borges além de salas climatizadas, pelo Programa Climatizar é Humanizar, e todos os móveis e equipamentos novos tem ainda um diferencial, uma sala de amamentação, humanizando ainda mais o atendimento aos bebês.

SERVIÇO

MATRÍCULA WEB – CEIC Profª Monserat Ismênia de Moraes Borges

Vagas: 141 

Modalidade de Ensino: Berçário, Maternal e Jardim I – 0 a 2 anos e 11 meses completos até 31/03.

Datas:

. Cadastramento e/ou atualização de informações cadastrais no Portal Matrícula WEB: 19 a 21/7

. Solicitação de matrícula no Portal Matrícula WEB: 23/07, das 08 às 23:59 horas

. Divulgação do resultado: 03/08

. Efetivação da matrícula na unidade educacional: 04 a 06/08

Local: Portal Matrícula WEB (matrícula somente via online): https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login/

Destaque

Primeira-dama Márcia Pinheiro participa de sopão, entrega alimentos e cobertores para 200 famílias

Publicado

na

A primeira-dama Márcia Pinheiro participou da ação de sopão, nesta sexta-feira (30), no bairro Jardim Vitória. Os trabalhos integraram o terceiro dia da Força Tarefa de Enfrentamento ao Frio, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, que contou com 17 frentes de atuação por toda a  capital.
Segundo ela, a ação integrada de diversas secretarias já tem balanço positivo pelo raio de alcance em um curto espaço de tempo de 3 dias. “Essa soma de esforços coordenados para o combate à rigorosa frente fria, que apontava a meteorologia, mostrou a capacidade da prefeitura na sua atuação emergencial que visa minimizar o frio e a fome de centenas famílias em vulnerabilidade social”, frisou Márcia.
Somente na frente de atuação do bairro Jardim Vitória, cerca de 200 pessoas, das 2.122 famílias prevista para serem atendidas nesse terceiro dia, foram acolhidas com a triagem social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, além dos benefícios emergenciais entregues com donativos.
“Realizamos esse sopão há muitos anos e estamos agradecidos à primeira-dama e ao prefeito por esse suporte com todos esses alimentos e cobertores. Mostra a atuação da prefeitura e o cuidado com as nossas pessoas”, elencou Alto Anunciação, idealizador da ação social na região.
Desde o início da frente fria, na última quarta-feira (28), já foram entregues mais de 3,5 mil donativos entre cestas de alimentos, cobertores, kits de higiene, roupas e itens de frio, além de absorventes da campanha Cuiabá Por Elas da Secretaria Municipal da Mulher.
A intitulada Força de Enfrentamento ao Frio é uma ação coordenada pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em conjunto com diversas secretarias municipais. A medida é realizada todos os anos, entretanto com a previsão meteorológica de frio rigoroso, foi pensado num trabalho mais acentuado.
“Todas previsões apontavam para um frio fora do comum e vimos a necessidade de ampliar aquilo que já vinha sendo realizado ano após ano. O acolhimento da população de rua e das famílias em vulnerabilidade social já faz parte da rotina da prefeitura durante todo ano, entretanto se viu esse esforço mais especializado em virtude da forte frente fria”, explicou a primeira-dama.
Leia Também:  Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA