Sem categoria

Programação do Beco do Candeeiro terá participação especial de população imigrante nesta quinta (24) e sexta (25)

Publicado

na

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer apresenta a programação semanal do Beco do Candeeiro, com participação especial da população imigrante da capital de Mato Grosso. Nesta quinta-feira (24), o espetáculo fixo “Luz Candeeiro” será realizado às 19h com participação do Grupo Camerata, do grupo de siriri Flor do Campo e narração de Edmilson Maciel. Logo depois, o cantor Raul Fortes se apresenta, seguido pelo grupo de ritmos latinos Studio de Dança K.A Dance. Já na sexta (25), a noite é toda com programação do projeto Beco do Imigrante, com apresentações musicais, exposição fotográfica e produtos e acessórios africanos, além de feira gastronômica. A programação conta com representantes do Haiti, Venezuela, Senegal e Guiné Bissau. O evento é gratuito e segue todas as medidas de biossegurança.

O Beco do Candeeiro foi restaurado e entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro para a população no dia 14 de maio. Desde então, a programação de atividades na rua também chamada de 27 de dezembro vem sendo construída semanalmente. Todas as quintas, o espetáculo Luz Candeeiro abre a sequência de atividades e apresentações musicais. Enquanto que as sextas-feiras a programação segue itinerante.

Além do acendimento dos candeeiros, nesta quinta-feira (24), o cantor Raul Fortes se apresenta, seguido pelo grupo de ritmos latinos Studio de Dança K.A Dance. Já na sexta-feira (25), o projeto Beco Imigrante apresenta extensa programação musical: a venezuelana e coordenadora do Instituto Ciranda, Yndira Villarroe, músicas caribenhas com o venezuelano Victor, FJ Fenelus, rap e hip hop haitiano com Metkoze, pop e afro diretamente de Guiné Bissau com Malaquias JWaze, declamação de poesias com a venezuelana Rosbelli Rojas e o encerramento com a banda haitiana Sertakonpa.

Leia Também:  Inscrições para 7ª Corrida Combate ao Câncer de Boca estão abertas

Além da programação musical, também haverá exposição fotográfica, produtos e acessórios africanos e feira gastronômica com comidas típicas do Haiti, Venezuela, Senegal e Guiné Bissau.

Toda a programação no Beco do Candeeiro é realizada com entrada franca e limitada a 70 pessoas, respeitando as medidas de biossegurança em decorrência da pandemia da COVID-19, como distanciamento mínimo de 1,5 metros, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e disponibilização de álcool 70%.

RESTAURAÇÃO

Famosa pelos candeeiros, a rua mesmo tem nome de Rua 27 de Dezembro, data em que ocorreu o ataque paraguaio contra o Forte de Coimbra, às margens do rio Paraguai, no município de Corumbá, em 1864. O fato foi um marco de resistência do exército brasileiro contra a investida paraguaia, que culminou com o início da Guerra do Paraguai, quando a tropa brasileira desiste e retira-se do forte, que é tomado em 29 de dezembro pelos paraguaios.

A obra contou com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o projeto, o local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram substituídos por réplicas com iluminação moderna.

Leia Também:  Mais de 500 alunos participam da Fase Municipal dos Jogos Escolares em Tangará da Serra

O investimento para restauração do local foi de R$ 247 mil, fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local.

SEGURANÇA

No Beco também funciona o projeto de uma Base Integrada do Centro Histórico, que executa ações para garantir a proteção do patrimônio histórico na região e também oferece serviços de saúde e acolhimento à população em situação de rua. O projeto é executado em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Mobilidade Urbana e também terá o apoio da Polícia Militar.

A rua também é sede de uma das lojas da Associação Homens e Mulheres de Fibras, formada por cerca de 300 artesãos da capital. O espaço foi concedido pela Prefeitura de Cuiabá para comercialização de peças artesanais em tecido, jornal, vidro e madeira, com temáticas que permeiam a cuiabania e cultura mato-grossense. Todo o dinheiro da venda fica para os artesãos, que arcam apenas com os custos de manutenção do local, sem cobrança de aluguel.

SERVIÇO

O que: Arte no Beco – o espetáculo fixo “Luz Candeeiro” e apresentação musical

Quando: quinta-feira (24), a partir das 19h

Onde: Beco do Candeeiro – Centro Histórico de Cuiabá

O que: Beco do Imigrante

Quando: sexta-feira (25), a partir das 19h

Onde: Beco do Candeeiro – Centro Histórico de Cuiabá

Sem categoria

Mutirão da Limpeza é levado para o Jardim Renascer e atende comunidade por dois dias seguidos

Publicado

na

Por dois dias seguidos, a Prefeitura de Cuiabá beneficiará os moradores do bairro Jardim Renascer, localizado na região Leste, com uma grande operação de zeladoria pública. Por meio do programa Mutirão da Limpeza, a comunidade será atendida nesta sexta-feira (16) e no sábado (17) com serviços de varrição das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação e manutenção na iluminação pública.

Logos nas primeiras horas dos dias, a população já poderá observar a atuação das equipes da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) em todas as vias e equipamentos públicos. Conforme a programação montada para o local, na sexta-feira o trabalho começa a partir das 7h30 e segue até às 17h. Já no sábado, os cerca de 250 servidores retomam a ação às 7h e concluem até às 11h.

“Cuiabá possui mais de 300 bairros com demandas parecidas e que merecem sempre ter um olhar cuidadoso do Município. Infelizmente, não conseguimos atender todos de uma só vez ou em um prazo mais curto. Todavia, com um planejamento democrático, conseguimos alcançar todos os bairros de forma gradativa”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Leia Também:  Inscrições para 7ª Corrida Combate ao Câncer de Boca estão abertas

Além das atividades manuais, o mutirão no Jardim Renascer também contará com a atuação de maquinários como caminhões e pás carregadeiras, que ajudarão eliminar os bolsões de lixo encontrados. De acordo com a Limpurb, essa é uma das comunidades que possuem uma alta incidência em demandas dessa natureza, mesmo com as contínuas atividades de limpeza executadas no local.

Os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais inservíveis, de forma segura e dentro da lei. Essa atividade é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões e pneus sejam descartados em áreas impróprias, prejudicando o meio ambiente e a saúde pública.

“Vamos oferecer aos moradores um trabalho completo. Além de atuar na limpeza de todas as áreas mapeadas, vamos também, de forma preventiva, dar ao morador a oportunidade de jogar seus materiais inservíveis da forma correta, impedindo a formação de novos bolsões de lixo. São atividades que melhoram o visual do bairro e também garantem mais qualidade de vida ao cidadão”, pontua o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA